Verdades e mitos sobre as punições!

Educar uma criança nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, muitas vezes tentamos passar algo para os pequenos, porém, eles optam por não seguir o que falamos ou até mesmo nem escutam ou dão a devida importância.

Desta forma, quando se deparam com esse cenário, em que os filhos passam a desobedecer, muitos pais recorrem às punições, ou seja, cortam coisas que os pequenos gostam ou fazem com que eles tenham que fazer algo que não gostem como forma de consequência para alguma ação realizada.

Porém, você sabe se essa atitude é realmente eficiente e se ela irá contribuir para o desenvolvimento do seu filho? Para saber mais sobre essa ação, preparamos este conteúdo com alguns mitos e verdades. Continue com a leitura para conferir!

O que são as punições?

Basicamente, as punições são medidas tomadas para repreender ou penalizar o pequeno por um comportamento considerado inadequado ou contra as regras estabelecidas.

Desta forma, muitos pais determinam a punição de acordo com a gravidade do ato feito pelo pequeno. Por mais que variem, algumas das ações mais comuns nesse sentido são: tirar o celular, proibir o uso de televisão ou videogame, fazer com que o pequeno arrume o próprio quarto por um tempo, etc.

Com isso, o objetivo das punições é desencorajar comportamentos indesejados e promover o cumprimento das normas estabelecidas. Porém, será que essa ação é eficiente? A seguir aprenderá mais sobre os mitos e verdades dessa ação!

Aprenda mais sobre as punições!

Mito: essa é a melhor forma de corrigir um comportamento!

Muitos pais acham que os pequenos passarão a ter mais respeito por eles, porém, normalmente, a única ação que as punições irão gerar é o medo, fazendo com que o seu filho se distancie cada vez mais de você. 

Sem dúvidas, essa atitude, caso feita de forma exagerada, será péssima para a relação de vocês. Por isso, repense muito antes de colocar em prática!

Verdade: existem outras formas de educar o comportamento infantil 

Caso ache que as punições são a única forma de corrigir um comportamento, saiba que a realidade não é essa, ok? Na verdade, é possível ensinar limites de uma forma positiva, com muito diálogo e explicação.

Além de ser uma forma mais passiva, essa ação fará com que o pequeno, realmente, entenda os motivos pelos quais não pode realizar determinadas atitudes.

Mito: todas as punições são ruins

Por mais que falamos acima que a maioria das punições causam medo, não respeito, saiba que, se aplicadas da forma correta, elas poderão ajudar no ensinamento do seu pequeno.

Para isso, você deverá pensar bem na consequência e, além disso, terá que ter muito cuidado para que a ação seja aplicada de forma justa. Outro ponto importante é que a ação deverá ser feita com o objetivo de ensinar, e não punir.

E aí, você já sabia mais sobre as punições? É muito importante que tome cuidado ao aplicar esse tipo de educação, pois, caso faça de forma errada ou exagerada, essa ação poderá acabar comprometendo sua a relação com o pequeno.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.