Sintomas de intolerância ao glúten nas crianças

A importância que os alimentos possuem no desenvolvimento das crianças é algo que pais e responsáveis já têm conhecimento e, por isso, devem sempre buscar as melhores formas de introduzir uma alimentação saudável e equilibrada na rotina dos pequenos.
Com isso, é necessário ficar atento não somente no que devem ter ou não no cardápio dos filhos, mas também naquilo que possa estar causando algum tipo de alergia alimentar, dor ou incômodo. Nesses casos, um dos problemas relacionados aos alimentos pode ser a intolerância ao glúten, doença que atinge o sistema digestivo.
Para entender melhor e saber como ajudar as crianças, elaboramos esse artigo para que você possa identificar os sintomas de intolerância ao glúten e buscar ajuda profissional. Siga com a leitura!
O que é a intolerância ao glúten?
Nada mais é que uma hipersensibilidade ao trigo, e o glúten é uma proteína que está presente no trigo. É uma condição que pode provocar muito desconforto, já que sua atuação é no sistema digestivo, podendo ocorrer episódios como dores abdominais, inchaços, diarreia e má absorção.
A intolerância se dá quando há a incapacidade ou dificuldade de digerir o glúten, provocando lesões na mucosa do intestino.
É importante frisar ainda que ser intolerante ao glúten não é o mesmo que ser celíaco. A doença celíaca costuma ser muito mais grave e provocar reações bem mais adversas, afetando o sistema imunológico da pessoa.
Principais sintomas para ligar o sinal de alerta!
Depois que se inicia a introdução alimentar nas crianças é o momento em que elas podem experimentar outros tipos de alimentos e muitos deles podem conter o glúten. E é aí, que os problemas podem surgir, geralmente envolvendo sintomas gastrointestinais, como:
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Vômitos de repetição;
- Náuseas.
Outros sintomas recorrentes em crianças com intolerância ao glúten
Na intolerância ao glúten não ocorrem somente os sintomas digestivos, os pais e responsáveis precisam analisar todo o comportamento da criança e sua rotina para verificar se outros sintomas estão sendo apresentados, como:
- Falta de apetite;
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Atraso no crescimento;
- Estar abaixo do peso esperado para a idade;
- Hiperatividade;
- Aftas bucais;
- Oscilações no humor.
Para que ocorra um diagnóstico preciso, os pais necessitam estar atentos a esses sinais e buscar a orientação adequada de um profissional capacitado. Quanto antes o diagnóstico for feito, mais fácil será a mudança de hábitos e a criança poderá finalmente se desenvolver com toda a qualidade de vida possível.
Conclusão
Como você notou ao longo deste artigo, os sintomas da intolerância ao glúten podem comprometer, e muito, a qualidade de vida e do desenvolvimento dos pequenos.
Para que não haja um comprometimento na evolução das crianças, assim que houver o início da introdução alimentar, é importante que seja acompanhada por um profissional de nutrição que será responsável por elaborar a dieta mais adequada para as necessidades de cada criança, bem como ajudará a montar uma dieta sem glúten caso seja necessário.
Gostou das informações? Leia também Os alimentos que não podem faltar no cardápio das crianças.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.