Separação: como tornar esse processo mais fácil para os filhos?

Sabemos que a separação, normalmente, é um momento muito difícil tanto para os pais quanto para os pequenos. Porém, por mais que a vontade seja dar um tempo e viver o mais longe possível do antigo parceiro, quando se tem um filho a realidade não pode ser essa.

Pensar no pequeno e no bem-estar dele nesse momento é muito importante. Desta forma, saiba que precisará se esforçar para que, mesmo sem uma união de marido e mulher, vocês ainda mantenham o contato, fazendo de tudo para minimizar o sofrimento da criança nessa situação.

Sendo assim, se está passando por esse processo e deseja saber como poderá fazer para priorizar o seu filho nesse momento, selecionamos algumas dicas valiosas. Continue com a leitura para conferir!

Separação: dicas para uma boa convivência!

Está em processo de separação e não sabe como lidar com a situação? Saiba que, por mais que seja difícil, você deve pensar no bem-estar do seu filho. Sendo assim, para te ajudar nesse aspecto, confira algumas dicas valiosas!

Mantenha uma relação com o seu ex-parceiro 

Por mais que seja impossível se tornarem grandes amigos, por exemplo, é importante que tenham, ao menos, uma boa relação, fazendo com que consigam conversar sobre as demandas do pequeno.

Ah, mesmo com muita tentativa de ambas as partes, infelizmente, os atritos ainda podem acontecer. Com isso, nunca faça isso na frente da criança, ok? Resolvam longe do pequeno e tenham maturidade para não ficarem prolongando a briga.

Escute a criança 

O seu pequeno já consegue se expressar e tem entendimento do que gosta/prefere? Estar atento ao que ele fala é muito importante para tentar minimizar os danos dessa separação.

Por exemplo, caso o seu filho fale que não quer ir para a casa do pai ou da mãe, por exemplo, não ignore essa situação, ok? Converse com o ex-parceiro e com a criança para entender o que está acontecendo, fazendo com que as suas emoções e sentimentos sejam acolhidos.

Converse bastante com o seu filho 

A criança não precisa saber de, literalmente, tudo o que aconteceu para gerar o término, ok? Porém, é importante que explique que, a partir daquela data, a rotina será um pouco diferente.

Ah, mas deixe bem claro que nunca faltará amor e que, mesmo dessa forma, ele ainda terá muito contato com ambos, fazendo com que as relações se mantenham. 

Busque ajuda de um profissional

Por mais que siga todos os cuidados que informamos acima, a separação ainda pode ser um grande baque para o seu filho, fazendo com que ele sinta bastante.

Pensando nisso, buscar a ajuda de um psicólogo para direcioná-lo nesse momento pode ser muito importante, pois o ajudará a lidar melhor com os sentimentos e as emoções causadas por essa situação.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem o seu filho a encarar esse processo de forma mais leve! Agora, para ter acesso a mais conteúdos como esse, entre em nosso blog

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.