Rotina para as crianças: importância e dicas!

É comum vermos adultos com uma rotina bem estabelecida, com horários definidos para acordar, ir trabalhar, se alimentar e muito mais. Porém, devido às crianças não terem muitas atividades fixas no seu dia a dia, essa prática não é muito frequente.

Sendo assim, se o seu pequeno não possui uma rotina, saiba que chegou o momento de mudar, pois, essa ação poderá proporcionar inúmeras vantagens, como maior organização para a casa, independência e senso de responsabilidade.

Pensando nisso, caso queira garantir esses e outros benefícios para o seu filho, preparamos este conteúdo para te ajudar. Nele, terá acesso a dicas valiosas para criar uma rotina para o seu pequeno. Continue com a leitura para conferir!

Como criar uma rotina para as crianças?

A seguir selecionamos algumas dicas para que consiga criar uma rotina para o seu filho. Confira!

Defina um horário para as atividades fundamentais 

Por mais que o seu pequeno não tenha muitos compromissos fixos, como um adulto, ainda existem ações no seu dia a dia que são essenciais, como alimentação, banho e sono.

Pensando nisso, para criar uma rotina, o primeiro passo é definir quais serão os horários dessas tarefas. Ah, e caso o seu filho também faça sonecas, é importante determinar a melhor hora.

Defina horário de estudos e lazer

Outro ponto importante, caso o seu filho estude, é separar quais serão os momentos de dedicação e lazer. Aqui, você deve considerar o tempo de deslocamento para a escola, o tempo que ele ficará lá e, além disso, o tempo que será usado para fazer o dever.

Depois disso, comece a encaixar os horários para lazer. Ah, e lembre-se de incluir atividades que ajudarão no desenvolvimento do pequeno, como leitura, quebra-cabeça, etc. Afinal, sem essa definição, o pequeno poderá se ocupar apenas com as telas.

Tenha intervalos

A rotina do seu pequeno não deve ser totalmente regrada, ok? Sendo assim, entre as atividades, deixe um tempo livre para que ele possa se restabelecer e, além disso, utilizar a criatividade para incluir as ações que deseja.

Seja flexível 

Sabemos que uma rotina é criada para ser seguida, porém, saiba que o pequeno ainda não possui todas as suas habilidades bem desenvolvidas. Com isso, ainda está aprendendo a lidar com o senso de responsabilidade.

Nesse sentido, o ideal é que o acompanhe de perto para que siga todas as atividades, mas, se mesmo assim, ele deixar de seguir alguma tarefa, saiba que é comum. Por isso, tenha paciência para lidar com a situação e contornar da melhor forma.

Um exemplo muito comum em que a rotina poderá sair do controle são aos finais de semana. Afinal, toda a casa irá assumir um ritmo diferente. Por isso, seja flexível e não cobre demais.

Gostou das dicas apresentadas? Esperamos que elas te ajudem a criar uma rotina eficiente para o seu pequeno, a fim de que tornem mais tranquilo o seu dia a dia e o da criança.

Agora, caso queira aprender ainda mais sobre rotina, leia o seguinte conteúdo: “Como definir a rotina de refeições da criança”.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.