Psicomotricidade infantil: o que é e como estimular?
A psicomotricidade está ligada ao desenvolvimento de um indivíduo a partir da prática de atividades que proporcionam o estímulo motor, intelectual e comportamental, impactando positivamente no crescimento e desenvolvimento saudável da criança.
Continue a leitura deste artigo para entender com mais detalhes o que é a psicomotricidade, quais são seus benefícios, além de dicas de como estimulá-la na primeira infância.
O que é a psicomotricidade?
A psicomotricidade é uma ciência que estuda a relação entre as funções motoras e psíquicas da criança e como elas impactam em seu desenvolvimento.
Com o estímulo adequado, a educação psicomotora possibilita o aprimoramento de habilidades consideradas essenciais para o desenvolvimento infantil.
Após o nascimento, o bebê se depara com um novo mundo e é através das suas percepções que se torna possível se adaptar a essa nova realidade, utilizando os cinco sentidos para se ajustar e desenvolver as habilidades necessárias não somente na primeira infância como também na vida adulta. E o auxílio de pais e responsáveis é importante para que essa educação psicomotora se estenda para além do ambiente escolar e também seja estimulada em casa, promovendo um ambiente seguro e enriquecedor para a criança.
Benefícios da psicomotricidade no desenvolvimento da criança
Através da psicomotricidade, a criança aprende a partir de atividades lúdicas como se relacionar com o mundo e com ela mesma, expandindo seus conhecimentos não somente na parte cognitiva, mas também no âmbito motor, emocional e social. Alguns dos benefícios do estímulo da psicomotricidade são:
- Percepção e conscientização do próprio corpo;
- Valorização da própria identidade e desenvolvimento da autoestima;
- Estimula as habilidades de coordenação motora fina e grossa;
- Permite expandir a criatividade;
- Entender não só as suas emoções, como também o do próximo, criando empatia;
- Aprimora a socialização e favorece as trocas afetivas.
Dicas para estimular a psicomotricidade infantil
Separamos para você dicas de algumas atividades que podem auxiliar no estímulo da psicomotricidade de maneira lúdica e agradável para as crianças. Confira!
- Pintura: desenvolve a coordenação motora fina, além de incentivar a imaginação e criatividade dos pequenos.
- Pular corda: desenvolve a orientação espacial, além de trabalhar o equilíbrio, coordenação motora grossa e fortalecer o tônus muscular.
- Jogos de tabuleiro: além de desenvolver o raciocínio lógico, permitem trabalhar a interação;
- Dança e música: são uma excelente maneira de obter a percepção corporal através dos movimentos, além de auxiliar na alfabetização.
- Brincadeiras em equipe: pega-pega, queimada, esconde-esconde, cabo de guerra, vôlei, futebol, dentre outras atividades em equipe, estimulam a socialização, o diálogo e o trabalho em equipe.
E aí, gostou do assunto? Para continuar estendendo seus conhecimentos no assunto, aproveite para ler também sobre: “A importância das atividades sensoriais nos primeiros anos de vida”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.