Principais mitos da educação positiva!

Atualmente, o tema educação positiva está sendo cada vez mais debatido. Isso porque, trata-se de uma das possibilidades de educar as crianças visando a redução de traumas.

Porém, por mais que o assunto seja frequentemente abordado, ainda existe muita desinformação espalhada por pessoas que não entendem da área, fazendo com que os pais fiquem confusos no momento de aplicar esse modelo de educação.

Nesse sentido, para te auxiliar, preparamos este conteúdo com os principais mitos que envolvem a educação positiva. Tudo isso para que reduza as suas dúvidas no momento de colocar em prática. Para conferir, continue com a leitura!

O que é educação positiva?

Trata-se de um dos métodos possíveis para a educação. Nesse caso, o intuito é ir contra uma visão punitivista, em que ações como castigos, ameaças e até mesmo palmadas são normalizadas.

O foco da educação positiva é educar as crianças com muito amor e respeito, evitando punições e fazendo com que elas reflitam sobre os seus erros.

Não é à toa que esse tema está sendo cada vez mais abordado. Isso ocorre, pois a educação positiva é capaz de proporcionar inúmeros benefícios, como:

  • A criança se sente respeitada, pois suas opiniões e ideias são levadas em consideração;
  • O pequeno terá maior autocontrole e autoconhecimento;
  • Aumenta a autonomia;
  • Melhora a relação entre as crianças e os responsáveis;
  • Desenvolve senso crítico.

Entre outros benefícios Por esse motivo, vale a pena aplicar esse método de educação com os seus filhos!

3 mitos da educação positiva

Depois de entender melhor sobre o que é a educação positiva, chegou o momento de aprender quais são os principais mitos sobre o tema. Veja a seguir!

A criança pode fazer o que quer

Muitas pessoas acreditam que a educação positiva permite que as crianças façam tudo o que desejam. Porém, não é assim!

Assim como em outras formas de educação, existem limites e combinados que devem ser seguidos pelos pequenos. A diferença é que quando há um descomprimento das normas, ao invés de punir as crianças, os responsáveis preferem ter uma conversa expondo os erros e fazendo com que os pequenos reflitam.

Gera crianças mimadas

Como já abordamos anteriormente, a educação positiva não é sobre aceitar e apoiar todos os comportamentos da criança, mas sim sobre o praticar o respeito mútuo, em que há a validação do ponto de vista dos pequenos.

Sendo assim, nesse modelo de educação, ela também terá exposição às regras e limites e aprenderão a lidar com os erros da forma correta, fazendo com que se tornem indivíduos mais responsáveis, resilientes, independentes e muito mais.

Existem muitas recompensas

Na verdade, pelo contrário, a educação positiva acredita que essa ação só gera bons comportamentos momentâneos. Além disso, cria adultos que acreditam que tudo deve ser recompensado.

Por isso, nunca ofereça algo em troca para que seu filho tenha uma boa conduta, ok? Ele precisa aprender os reais motivos para que tenha um bom comportamento.

E aí, você acreditava em alguns desses mitos? Lembrando que além desses, existem diversos outros espalhados. Por isso, ao aplicar esse método, estude bastante.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para se aprofundar ainda mais no assunto, faça a leitura do seguinte artigo: “Educação positiva: o que é e como colocar em prática”.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.