Principais marcos do desenvolvimento do bebê!
O desenvolvimento do bebê envolve diversos aspectos, tanto o seu crescimento físico quanto a criação de novas habilidades. E saiba que esse progresso se inicia desde o seu primeiro dia de vida.
Sendo assim, para que acompanhe a evolução do seu bebê, verificando se ele está sendo estimulado de forma adequada, selecionamos os principais marcos até que ele complete um ano. Quer conferir? Continue com a leitura do conteúdo!
Como funciona o desenvolvimento do bebê?
Quer conferir quais são os marcos do desenvolvimento do bebê? Confira abaixo!
1 mês: reconhece vozes
Durante o primeiro mês do pequeno, ele ainda faz a maioria das suas ações de forma inconsciente, isto é, são apenas seus reflexos motores e neurológicos. Com isso, sugar e engolir o leite materno, por exemplo, são atitudes instintivas.
Porém, no primeiro mês, uma das suas habilidades é o reconhecimento de vozes. Por isso, sempre converse com o seu bebê. Sem dúvidas, ele se sente mais seguro quando escuta vozes de quem já reconhece.
2 meses: acompanha com olhares
Nesse mês, ele já tem mais coordenação de seus movimentos, fazendo com que seu pescoço, por exemplo, fique cada vez mais forte.
Além disso, nessa fase, eles já começam a reconhecer e olhar para as pessoas que estão se comunicando com ele. Ah, é nesse momento que os sorrisos ficam mais frequentes.
3 meses: descoberta
No segundo mês, ele já começa a reconhecer as mãos e os pés, porém, no terceiro, isso se intensifica. Com isso, ele começa a tentar segurar objetos, por exemplo.
Aqui, ele já reconhece vozes, expressões e, além de rir, começa a dar risadas mais longas.
4 a 6 meses: fortalecimento
Nesse período, o pequeno ganhará muitas habilidades. Por exemplo, a sua visão irá melhorar e ele terá um fortalecimento, sendo capaz de pegar objetos facilmente, levá-los até a boca, etc.
Nesses meses, a cintura do pequeno ficará mais firme também, fazendo com que ele consiga até mesmo se sentar sozinho por um período curto.
Já no sexto mês, ele começa a rolar, pedir colo e interagir ainda mais com você. Ah, e é nesse momento que, normalmente, começará a sua introdução alimentar.
7 a 9 meses: engatinhar, sentar e falar
No sétimo mês, o pequeno já consegue sentar sozinho por um tempo maior. Além disso, ele já aguenta o peso do próprio corpo. Por isso, se segurar em algo, consegue se movimentar de pé.
Já no oitavo mês, ele começa a engatinhar. Porém, caso ele não faça ainda, não se preocupe, pois alguns pequenos atravessam essa fase, começando a andar direto.
No nono mês, o pequeno começa a se interessar ainda mais pelos sons, fazendo com que entenda seus significados e ainda tente imitar. Com isso, ele pode soltar suas primeiras palavras.
10 a 12 meses: comunicação apurada
A fala estará sendo cada vez mais desenvolvida, por isso, ele prestará mais atenção no som e demonstrará interesse para se comunicar.
Além da fala, ele também começará a se comunicar com os gestos, apontando para objetos e acenando. Ah, e nessa fase, no décimo primeiro mês, em média, ele passará a imitar tudo o que faz, se tornando até uma espécie de brincadeira.
Já no primeiro aninho, ele estará mais firme, podendo até mesmo dar os seus primeiros passos sozinho.
E aí, acompanha cada marco do desenvolvimento do bebê? Esperamos que este conteúdo te ajude!
Gostou do artigo? Para ter acesso a mais materiais como esse, entre em nosso blog agora mesmo!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.