Os perigos da superexposição das crianças nas redes sociais

Na atual Era Digital, as crianças já nascem com perfis nas redes sociais e têm suas vidas expostas para diversos usuários na internet. Sendo desconhecidos ou não, o perigo dessa superexposição pode ser mais nocivo do que os pais imaginam.

Cuidar e zelar pela segurança física e mental dos pequenos é dever dos pais e responsáveis e por isso, o debate sobre crianças nas redes sociais deve ser levantado e discutido. Justamente, porque os riscos são reais e devem ser combatidos.

Pensando sobre isso, trouxemos um artigo que irá expor esse tema para a melhor compreensão dos adultos. Confira agora!

Criança precisa estar nas redes sociais?

De modo geral, a resposta para essa pergunta é muito simples. Não, a criança não precisa ter redes sociais.

Mas é claro que cada vez mais esse número tem crescido na internet por conta de pais e responsáveis. E o que resta é apenas orientar da melhor maneira possível sobre os cuidados que os responsáveis devem ter com as crianças no ambiente virtual.

Muitos pais acreditam que se os filhos não forem o quanto antes apresentados às novas tecnologias ficarão para trás e não conseguirão se desenvolver de forma plena. O que é totalmente um equívoco.

Os perigos da superexposição nas redes

Considerando os perigos reais que o uso desacompanhado das crianças nas redes sociais pode ocasionar, sem dúvida alguma, podemos mencionar três:

  • Aliciamento de menores
  • Cyberbullying
  • Predadores sexuais

Além desses riscos, há muitos outros perigos que os menores não fazem ideia a qual estão expostos e por isso, cabe aos pais e responsáveis realizar essa mediação de forma segura e consciente.

Evitando assim, que outras pessoas má intencionadas cheguem até as crianças e a atraem ou que os pequenos sofram com distúrbios de imagens, desde muito cedo, justamente porque foram expostos a situações de chacota e cyberbullying ou acabem desenvolvendo problemas de baixa autoestima, por exemplo.

Sim, na internet não há somente coisas ruins e pesadas, é possível aproveitar de maneira saudável. Ajude seu filho a entender o ambiente virtual conforme for crescendo. A seguir, entenda melhor quais cuidados tomar.

Quais os cuidados que os pais devem tomar?

Há diversas plataformas e redes sociais voltadas exclusivamente para as crianças, com programações de acordo com a faixa etária como por exemplo, o Youtube Kids, onde os pais podem monitorar o que as crianças consomem de maneira segura e confiável.

Outra medida importante para proteger as crianças é nunca expor dados, nome completo, nome de escola ou até mesmo fotos inocentes das crianças sem roupa. Lembre-se que todo cuidado com nossas crianças é necessário!

Além de sempre conversar com as crianças e proporcionar um diálogo aberto e sincero alertando-as dos perigos da internet.

Gostou do artigo de hoje? Quer continuar por dentro desse assunto? Leia também: Cuidados com as crianças nas redes sociais

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.