O que é puerpério? Aprenda mais sobre esse tema

Está grávida e tem dúvidas sobre como será o pós-parto? Sabemos que esse momento gera muita ansiedade nas mamães, principalmente quando são de primeira viagem. Afinal, são diversas as novidades enfrentadas.

Ao buscar mais dicas sobre maternidade, sem dúvidas, encontrará uma série de informações, inclusive puerpério será um dos conceitos apresentados, uma vez que diz respeito a um período importante após o nascimento do bebê.

Sendo assim, caso não saiba do que se trata ou queira entender mais sobre o tema, saiba que este conteúdo é para você. Portanto, continue a leitura e confira!

O que é puerpério?

Puerpério se refere a fase de pós-parto que diz respeito desde o primeiro dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher, que pode ser até o quadragésimo quinto dia.

Basicamente, essa fase se divide em três importantes etapas sendo:

  • Puerpério imediato: do primeiro ao décimo dia após o parto;
  • Puerpério tardio: do 11º ao 42º dia do pós-parto;
  • Puerpério remoto: a partir do quadragésimo terceiro dia do pós-parto.

É importante que se prepare para esse momento, pois ele irá gerar muitas alterações, tanto hormonais quanto físicas e emocionais, ok?

Principais mudanças do puerpério

Como citamos, são diversas as mudanças enfrentadas pelas mães nesse momento. Confira algumas das principais:

Mamas mais duras

É comum que nesse momento os seios fiquem mais duros. Isso porque, eles estarão cheios de leite. Infelizmente, essa é uma ação que pode gerar muita dor e desconforto.

Portanto, para que consiga reduzir o problema, indicamos que coloque uma compressa morna nos seios.

Sangramento vaginal

É normal que durante esse período saía um sangramento, chamado de lóquios. Ele é parecido com a menstruação, porém, trata-se das secreções do útero que vão saindo aos poucos.

Por mais que seja natural, sempre observe, pois o mau cheiro ou uma cor muito viva pode indicar uma infecção, sendo necessário que recorra ao médico imediatamente para avaliar a situação.

Cólicas

Saiba que durante os primeiros dias, o seu corpo ainda estará no processo de adaptação para voltar ao que era antes. Sendo assim, é possível que sinta algumas cólicas devido ao retorno do útero para o lugar.

Para reduzir o desconforto causado pela situação, use uma compressa morna sobre o abdômen.

Incontinência urinária

Estava com esse mesmo sintoma durante a gravidez? Então, saiba que é provável que ele continue ao decorrer dos primeiros dias, principalmente caso tenha tido um parto normal.

Basicamente, esse sinal fará com que tenha uma vontade repentina de urinar, sendo difícil de segurar. Porém, não se preocupe, peça as orientações adequadas ao seu médico que com o tempo voltará ao normal.

Conclusão

E aí, você já conhecia o puerpério e todas as alterações que ele causa no corpo das mamães? Lembrando que esses são apenas alguns dos exemplos. Pois, além da parte física, também há diferenças na questão hormonal e emocional.

Sem dúvidas, esse é um momento delicado. Por esse motivo, ter uma rede de apoio para proporcionar a atenção necessária para a mulher é primordial.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para que tenha acesso a mais artigos como esse!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.