Mommy Burnout: conheça mais sobre a síndrome do esgotamento materno

A palavra burnout é bem comum entre pessoas que presenciam o esgotamento profissional, causando a exaustão, estresse e tensão emocional que acabam impactando negativamente na qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Porém, você sabia que esse termo também pode ser vivido por mulheres que se sentem sobrecarregadas com as funções maternas?

Pois é! O mommy burnout existe e deve ser levado a sério. Tanto o apoio da família quanto o auxílio de um profissional qualificado são essenciais para lidar com a síndrome do esgotamento materno da melhor maneira possível.

Para que consiga identificar os sintomas e saber o que fazer para aliviar essa síndrome, prossiga com a leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o mommy burnout. Acompanhe!

Mommy Burnout: já tinha ouvido falar?

Fazendo um paralelo com a síndrome de esgotamento profissional, o mommy burnout se refere à exaustão e estresse de mulheres com a rotina materna. Embora o cansaço possa existir durante a maternidade, quando essa sensação se torna muito recorrente acaba impactando na qualidade de vida da mãe, fazendo com que ela perca o interesse, a motivação e o prazer de realizar as tarefas do dia a dia.

Além do cansaço extremo, outros sintomas do burnout materno podem ser:

  • Dor de cabeça e dores pelo corpo;
  • Exaustão;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Falta de motivação;
  • Chorar facilmente;
  • Alteração de humor;
  • Insônia;
  • Pensamentos negativos frequentes;
  • Sentimentos constantes de culpa, impotência e fracasso;
  • Falta de autocuidado;

Dentre outros sintomas que podem se expressar fisicamente, como dores no estômago, queda de cabelo, problemas de pele, etc.

Embora os sintomas apresentados acima pareçam comuns na maternidade, o que se torna importante para distinguir o burnout materno é em relação a frequência com que eles costumam aparecer. Além disso, nesta síndrome, é comum que a mulher vivencie mais de um ou todos os sintomas relatados ao mesmo tempo, o que provoca não somente o desequilíbrio e enfraquecimento mental, como também físico, contribuindo para a evolução de transtornos mentais mais graves.

Dicas para lidar com o Burnout materno

  • Aceite ajuda

A primeira dica é aceitar ajuda e contar com o auxílio da família neste momento. Seja para te apoiar durante os cuidados com a criança, com a rotina da casa ou até mesmo para conversar.

O suporte de família e amigos próximos faz toda a diferença para que você consiga retomar a sua disposição e controle da situação.

  • Procure por ajuda profissional

Conte com o auxílio de um profissional para avaliar a intensidade dos sintomas vivenciados. Assim, é possível obter um melhor direcionamento para o tratamento do burnout materno, levando em consideração as necessidades específicas de cada indivíduo.

  • Reserve um tempo só seu

Dedique um tempo para realizar atividades que te façam bem e que auxiliam a aliviar o estresse. Pratique o autocuidado e não se esqueça de você. Reserve um tempo para cuidar de si e recarregar suas energias.

Gostou do assunto? Aproveite para fazer parte do nosso clube e receber em seu e-mail conteúdos exclusivos sobre bem-estar, cuidados e educação dos pequenos. Role a página para baixo e realize o seu cadastro agora mesmo!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.