Inteligência emocional: dicas para desenvolver nas crianças
Já ouviu falar em inteligência emocional? Basicamente, este termo está relacionado com a capacidade que um ser humano tem de lidar com os sentimentos e emoções, sejam os do próximo ou os próprios.
Com isso, é uma característica que faz com que a pessoa consiga controlar e identificar bem as suas emoções, a fim que as compreendam e saibam gerência-las.
Sem dúvidas, é uma habilidade muito importante e que deve ser incentivada desde a infância. Isso porque, caso contrário, criam-se adultos que não possuem essa característica, fazendo com que tenham mais dificuldade para enfrentar as dificuldades no futuro.
Dicas para incentivar a inteligência emocional nas crianças
Depois de entender mais do conceito, que tal aprender como estimular para que seu filho adquira essa habilidade? Veja as dicas abaixo!
Seja exemplo
Primeiramente, tenha em mente que o seu filho aprende muito mais com ações do que com palavras. Por isso, ele estará te observando constantemente, ok? Nesse sentido, é fundamental que se mostre inteligente emocionalmente. Por isso, esteja aberto para falar sobre sentimentos, acolha o seu filho, saiba como agir em meio a problemas, etc.
Pergunte sobre as emoções do seu filho
Uma pessoa com inteligência emocional busca falar e compreender seus sentimentos, ao invés de reprimi-los. Por isso, desde pequeno, faça seu filho comunicar o que sente, fazendo com que esse assunto não seja um tabu.
Para incentivá-lo nesse aspecto, o ideal é que sempre faça perguntas relacionadas ao tema. Essa ação fará com que ele crie maior abertura para abordar o assunto e, além disso, o ajudará a entender e nomear melhor suas emoções.
Trabalhe a resiliência do pequeno
Já viu algum pai manipulando os jogos só para fazer com que a criança ganhe? Em algumas situações essa ação pode se tornar um incentivo. Porém, é preciso ter cautela, fazendo com que a criança também aprenda que perder é normal.
Sem dúvidas, trabalhar a resiliência e a frustração desde a infância é importante para que o pequeno cresça sabendo lidar com desafios e problemas. Por esse motivo, não lute e resolva todas as “batalhas” do seu filho.
Valide as emoções da criança
Seu filho está triste ou frustrado? Por mais que o motivo pareça bobo, saiba que é importante que valide o sentimento dele e se mostre à disposição para auxiliá-lo.
Tenha em mente que o mundo da criança é totalmente diferente do seu. Por isso, as frustrações não são as mesmas. Com isso, independentemente da situação, busque o acolher.
Ajude a identificar as emoções
No início da vida, é comum que o ser humano ainda não saiba identificar seus sentimentos. Afinal, tudo é muito novo e existe uma pluralidade de emoções, como medo, frustração, alegria, ansiedade, etc.
Sendo assim, é importante que crie ações para ensinar a criança mais sobre o assunto para que ela aprenda a identificar o que está sentindo. Uma atividade que pode ajudar é usar a brincadeira de encenação para abordar mais sobre o tema.
Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis! Agora, para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.