Entenda o que é e como passar pelos saltos de desenvolvimento do bebê

Durante os primeiros anos de vida do bebê, ele passa por diversos picos de crescimento e saltos no seu desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, social entre outros. Para os pais e responsáveis são mudanças significativas que necessitam de atenção e cuidado.
Essas mudanças são rápidas, constantes e precisam ser identificadas para melhor atender e ajudar o seu bebê. Entenda o que é salto de desenvolvimento do bebê e passe por mais esse processo de aprendizado.
Confira a seguir!
Mas, afinal, o que são saltos de desenvolvimento do bebê?
Os saltos de desenvolvimento são os chamados marcos históricos na vida do bebê, aquele momento muito importante em que eles começam a perceber e descobrir coisas novas. Como por exemplo, quando ficam encantados com suas mãozinhas, naquele momento ele está descobrindo e entendendo essa parte do corpo.
Mas isso é somente uma das diversas descobertas que eles fazem ao longo do seu desenvolvimento, como quando começa a perceber cheiros e luzes distintas, alguns bebês podem se sentir inseguros e confusos com as descobertas ou ainda quando passam a adquirir habilidades como engatinhar e rolar para os lados. Tudo faz parte desse processo de saltos no desenvolvimento.
Os desafios dos saltos de desenvolvimento
Ao longo do crescimento das crianças os saltos de desenvolvimento vão acontecendo de maneira bastante rápida até chegar aos picos de desenvolvimento de maneira gradual. Cada momento vivido pela criança durante os saltos de desenvolvimento deve ser acompanhado de perto pelos pais e responsáveis, para que possa ser feito o acolhimento e suporte necessário.
Justamente para pais mais desatentos um comportamento mais carente, com irritabilidade ou choros constantes do bebê podem ser confundidos facilmente por outros motivos. Sendo assim, é importante entender as descobertas e processos pelo qual a sua criança esteja passando para conseguir o acompanhamento necessário do pediatra.
Os primeiros saltos de desenvolvimento, por exemplo, podem provocar uma mudança na rotina de sono da criança, que está mais sensível ao toque e passa muito mais tempo acordada interagindo. E tudo isso deve ser ajustado para melhor atender o bebê, seja acalmando e proporcionando uma rotina mais relaxante e menos estressante possível.
Como ajudar a criança a passar pelos saltos de desenvolvimento?
Aos pais e cuidadores cabe a responsabilidade e a missão de facilitar e entender o bebê quando passa pelos saltos de desenvolvimento. Nessa fase é importante exercer a empatia e não poupar no colo e carinho a essa criança, justamente porque em alguns momentos os bebês podem exigir bem mais atenção do que de costume.
E é fundamental que os pais estejam prontos para cada fase e entendam que cada criança é única e possui seu próprio ritmo, diante de tantas mudanças e coisas novas acontecendo.
Agora que você já sabe o que são saltos de desenvolvimento e como pode ajudar seu bebê, aproveite para criar uma relação mais saudável e com fortes vínculos familiares.
Gostou do que leu? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.