Educação: quando colocar a criança na escola?

Educação é um direito de todas as crianças. No Brasil, todas as esferas do governo têm responsabilidade em garantir espaços educativos e de convivência para crianças de diferentes faixas etárias. A escola, para além do ambiente de aprendizado, é um espaço de socialização.

Logo, é comum que muitas famílias tenham a dúvida: quando colocar a criança na escola? Existe idade certa?

Isso sempre vai depender da estrutura e organização da família, das opções de escolas disponíveis e também da própria criança. Nos próximos tópicos, discutimos em mais detalhes sobre como e quando colocar as crianças na escola.

Educação Infantil

Entende-se por educação infantil o ambiente e o conjunto de atividades adequados para as crianças até 6 anos de idade. Assim, existem diferentes “graus” dentro da educação infantil e também diferentes tipos de escolas, públicas e privadas, para atender o público de 0 a 6 anos.

Por exemplo, temos os berçários que são ideais para receber e cuidar dos bebês, podendo ser por meio período ou durante todo o horário comercial. Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação infantil deve ser dividida em três faixas etárias: bebês (0 a 1.6 ano), crianças bem pequenas (1.7 a 3.11 anos) e crianças pequenas (4 a 5.11 anos).

Essa classificação pode orientar sobre o melhor momento de colocar os filhos em uma escola. As faixas etárias e os tipos e nomes dessas escolas são diferentes em cada cidade, já que as prefeituras se encarregam pela oferta desses espaços públicos.

Necessidades

Não existe idade ideal para entrar em uma escola, apenas a recomendação para que a criança participe da educação infantil desde a primeira infância e se acostume com essa rotina, preparando-se também para o ensino fundamental e posteriores.

Sempre será necessário avaliar algumas necessidades, tanto da criança como dos responsáveis, incluindo:

  •  Quem fica com a criança durante o dia? Os pais trabalham fora?
  •  Convive com outras crianças? Tem espaço e tempo para brincar?
  •  A criança precisa de cuidados especiais?
  •  Existe a opção de optar por uma escolinha particular?

Entre outros pontos que vão orientar sobre o momento mais propício para colocar os pequenos em uma rotina escolar.

Começando na pré-escola

As crianças que vão começar a frequentar a escola podem ter muito receio sobre esse período, e a própria ansiedade dos responsáveis pode agravar esse momento. É sempre importante considerar que:

  • A escola permite a socialização e o desenvolvimento de múltiplas habilidades;
  • A criança será atendida por profissionais e terá uma rotina com alimentação adequada, brincadeiras, descanso, atividades intelectuais e mais;
  • A família sempre tem espaço para participar da comunidade escolar e tirar suas dúvidas com a equipe da creche ou escola.

Assim, podemos concluir reforçando que não existe idade certa para colocar a criança na escola. A família pode precisar de suporte logo antes do 1º ano ou então pode esperar até 2, 3 ou 4 anos para colocar os pequenos na pré-escola. Foque nas necessidades e nos benefícios para o desenvolvimento da criança!

Confira também o que é educação inclusiva e como as escolas atendem crianças com necessidades especiais.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.