Dicas para se preparar emocionalmente para a chegada do bebê

Está esperando um bebê? Independente se é mamãe de primeira viagem ou se já passou por outra gestação, esse momento de aguardar o novo integrante da família gera muitas emoções, como ansiedade, alegria e preocupação.

Sendo assim, pensando em deixar tudo da melhor forma possível para o bebê, muitas mães preparam tudo antes, como enxoval, quartinho, etc. Porém, além de organizar esses detalhes, se preparar psicologicamente também é importante para o seu próprio bem-estar e da criança.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo e nele te ajudaremos com dicas valiosas para que coloque em prática e se prepare emocionalmente para a chegada do bebê. Quer conferir? Continue com a leitura do conteúdo!

Chegada do bebê: dicas para se preparar emocionalmente

Está gravidinha e não sabe como se preparar emocionalmente para esse novo mundo, fazendo com que o processo seja mais leve e tranquilo? Então, veja as dicas abaixo!

Descarte a perfeição 

Sabemos que deseja dar e fazer sempre o melhor para o seu pequeno, porém, não pense em ser perfeita ou atingir ao máximo a perfeição, ok? Saiba que os erros são extremamente comuns, por isso não se culpe por eles.

Além disso, existem alguns processos comuns da maternidade, como por exemplo ter problemas para amamentar, seu filho pode apresentar dificuldades para dormir, etc. Saiba que são situações naturais e você não deve se exigir demais ou acreditar que tem culpa.

Respeite o seu tempo 

É comum que, após a gravidez, você passe a realizar algumas atividades com uma certa lentidão, isso porque ainda estará se recuperando do parto. Sendo assim, não tente apressar a sua melhora, sendo importante respeitar o seu tempo.

Além disso, até mesmo depois de se recuperar, alguns imprevistos podem acontecer, como ter que trocar uma fralda ou alimentar o bebê na hora de sair de casa. Com isso, não se culpe por não conseguir realizar tudo no tempo planejado.

Descanse bastante 

Outra dica para que consiga se preparar emocionalmente para a chegada do bebê é aproveitar o tempo para descansar bastante, pois, desta forma, quando chegar o nascimento, você estará mais disposta para lidar com os desafios da maternidade, que é o caso da privação de sono.

Além dessa ação te deixar mais tranquila para lidar com a rotina de adaptação, ela será importante para a hora do parto. Afinal, estar descansada para esse momento será muito útil.

Faça combinados com seu parceiro 

Antes mesmo da chegada do bebê, é importante que tenha conversas com o seu parceiro, a fim de que os dois falem sobre o que esperam com todo o processo.

Nesse sentido, explique a importância de todo apoio físico e emocional que precisará, principalmente no início, já que a maternidade irá exigir bastante e, além disso, os hormônios ainda estarão alterados.

Ter uma conversa honesta e franca com o parceiro sobre divisão de tarefas domésticas e deveres na criação do pequeno é fundamental. Por isso, aborde esse assunto sempre que necessário!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Agora, para que prepare além do emocional, leia o seguinte conteúdo: “Veja como se preparar para a chegada do bebê”.

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.