Dicas para reduzir o uso de telas do seu filho
Atualmente, é comum vermos as crianças passando horas do dia nas telas, seja assistindo um desenho, jogando, etc. Porém, o excesso pode acabar sendo prejudicial para a vida do pequeno, trazendo consequências como dificuldades para interagir e ansiedade.
Portanto, caso perceba que o seu filho está ultrapassando os limites, é hora de tomar providência para que consiga reverter a situação, reduzindo as chances de ele sofrer com os pontos negativos desse vício.
Pensando nisso, para te auxiliar, selecionamos algumas dicas que farão com que consiga reduzir bem o tempo de tela do seu pequeno. Para conferir, basta continuar a leitura!
5 dicas para reduzir as telas
Quer saber como reduzir as telas do seu filho? Então, confira as dicas que separamos para você!
Tenha repertório de brincadeiras
Crianças gostam de se divertir e, caso não tenham opções para brincar, acabam recorrendo às telas. Portanto, o ideal é que tenha bastante imaginação para que consiga distraí-las por mais tempo.
No início, o seu filho pode ficar um pouco relutante com a ideia de começar a brincar no “mundo real”. Porém, com o tempo e com um bom repertório de brincadeiras, logo irá se acostumar.
Seja espelho
Muito mais do que aprender escutando, as crianças aprendem visualizando. Portanto, a todo momento elas estão de olho no que os responsáveis fazem.
Pensando nisso, se você é um adulto que só fica na frente da TV ou no celular, certamente o seu pequeno irá imitar essa ação. Sendo assim, também tente reduzir o seu consumo, deixando as telas somente para situações pontuais.
Defina horários
Com um horário estipulado, seu filho saberá exatamente o quanto poderá ficar nas telas durante o dia, fazendo com que tenha um limite.
No momento de decidir o tempo, é preciso avaliar diversos fatores, inclusive a idade do seu pequeno. Aqui, uma dica é que quanto mais nova a criança, menos ela deve ficar nas telas.
Fique atento na atividade pós tela
Muitos pais anunciam o fim do tempo das telas e já mandam a criança realizar tarefas, como atividades da escola, fazer uma leitura, etc. Porém, isso não deve acontecer, pois a criança irá associar que quando sai das telas, há atividades pouco divertidas para que realize.
Portanto, no pós tela, sempre proponha atividades legais e que seu filho goste, pois assim ele entenderá que sair da TV ou do computador, por exemplo, pode ser algo divertido.
Converse com a criança
Seja franco com o seu filho, isto é, explique os motivos da redução do tempo de tela. Afinal, entendendo o porquê da ação, tudo ficará mais fácil.
Ah, e se a criança ainda for muito pequena, também é importante que converse com ela. Por mais que não tenha uma discussão aberta, é interessante para que ela já entenda os malefícios do excesso de telas.
E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Agora, aproveite para colocá-las em ação e garanta que o seu filho não irá sofrer com os pontos negativos do vício nas telas.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então, leia “Tempo de tela: a importância de estabelecer limites com as crianças”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.