Dicas para realizar o desfralde do seu filho!
Está sentindo que é momento de realizar o desfralde do seu pequeno? Sabemos que essa é mais uma das etapas emocionantes da vida do seu filho. Sendo assim, garantir que o processo seja realizado da forma adequada é primordial.
Primeiramente, antes de iniciar a ação, tenha em mente que será necessário muita paciência, amor e carinho, pois poderão enfrentar alguns problemas até que a criança consiga, de fato, segurar e avisar sobre suas necessidades fisiológicas.
Sua cabeça deve estar cheia de dúvidas sobre como colocar o processo em prática, certo? Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com algumas dicas para te auxiliar. Continue com a leitura e confira!
Como realizar o desfralde da forma adequada?
A seguir, selecionamos algumas dicas para que você realize o processo de desfralde do seu filho. Veja abaixo!
Note os sinais
Segundo especialistas, a criança está pronta para realizar o desfralde entre 2 e 3 anos. Porém, além de avaliar a idade, fique atento aos sinais que o seu pequeno dará de que está pronto para começar o processo.
Alguns dos aspectos que demonstram que o desfralde já pode ser realizado são:
- O pequeno se sente incomodado com a fralda;
- A criança já avisa sobre suas necessidades fisiológicas;
- Seu filho faz as necessidades em horários específicos.
Além desses sinais, existem vários outros. Por esse motivo, fique atenta e não ignore essas informações!
Tenha paciência
Além de ter paciência para lidar com o processo, também é importante que tenha para que analise os sinais que irão anteceder para que inicie o desfralde. Isso porque, infelizmente, muitos papais acabam ficando ansiosos com o processo, querendo antecipar o momento.
Outra dica é que nunca faça comparações com o seu pequeno, pois cada criança possui suas próprias características e particularidades. Portanto, caso seu sobrinho, irmão ou até mesmo seu outro filho tenha feito o processo mais rápido, não tem problema. Respeite o tempo da criança!
Transmita confiança
Sabemos que esse é um processo difícil. Afinal, terá que limpar as sujeiras que irão surgir pela casa constantemente, como xixi na cama, sofá, etc. Porém, mesmo que seja cansativo, é preciso que passe segurança ao pequeno, demonstrando que tudo faz parte do processo e que não tem problema errar.
Tenha em mente que essa mudança é desafiadora e complexa para o seu filho. Por isso, tudo que ele precisa é de apoio para que não tenha receio. Mostre que estão juntos e que vão apoiá-lo.
Faça o processo em etapas
O erro de muitos pais e/ou responsáveis é querer realizar todo o processo de desfralde de uma única vez. Sendo assim, a nossa dica é que comece pelo diurno e só inicie o noturno quando ele já estiver bem familiarizado com a primeira etapa.
Sem dúvidas, durante a noite o processo pode ser mais complicado. Afinal, o pequeno poderá realizar suas necessidades até mesmo dormindo. É importante que, antes de pegar no sono, você o leve ao banheiro. Além disso, avise que está pronto para atendê-lo caso acorde a noite, ok?
E aí, já sabia dessas dicas? Coloque em prática e garanta um desfralde mais tranquilo para o seu bebê!
Esperamos que tenha gostado e aprendido bastante com o conteúdo. Agora, para ter acesso a mais artigos sobre maternidade, acesse nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.