Dicas para impor regras e limites para as crianças!
Infelizmente, muitos pais enfrentam dificuldades no momento de impor regras e limites para as crianças. Isso porque, muitas vezes, não sabem como lidar com a frustração do pequeno.
Sendo assim, é muito comum vermos responsáveis estabelecendo normas, porém, depois de um certo momento, acabarem cedendo devido às birras e choros. Essa situação é muito comum, mas não deve acontecer, pois a criança começará a entender como fará para conseguir tudo o que deseja.
Nesse sentido, para que não fique voltando atrás e aprenda a estabelecer regras e limites, preparamos este conteúdo com diversas dicas. Continue com a leitura e confira!
Como impor regras e limites?
Tem dificuldades para definir limites para seu filho? A seguir preparamos algumas dicas. Veja abaixo!
Cuidado com a explicações em excesso
É importante explicar os motivos pelos quais a criança não deve fazer algo, certo? Mas tenha em mente que ela ainda não possui o cérebro totalmente desenvolvido. Com isso, tente ser o mais simples possível para que ela entenda as informações necessárias.
Saiba que o mais importante não é explicar cada detalhe para o pequeno, mas sim que ele aprenda o que pode ou não ser feito.
Não use ameaças
Muitos pais acreditam que só conseguirão impor regras e limites por meio de ameaças, mas a realidade não é essa. Por exemplo, você pode falar que só irá levar o seu filho ao parque se ele te obedecer. Mas ao fazer uma “proposta” dessa tenha muito cuidado, pois fazer uma ameaça e não cumprir pode ser ainda pior, uma vez que o pequeno perderá a confiança na sua palavra. Pense sempre no que for propor para ver se conseguirá cumprir.
Não trabalhe com recompensas
Além das ameaças, existem pais que trabalham com base em recompensas, ou seja, se a criança se comportar bem, ela ganha um brinquedo, chocolate, etc.
Essa ação fará com que seu filho comece a associar que o bom comportamento gera mimos, fazendo com que ele cresça com esse pensamento. Portanto, evite essa situação e não faça uma moeda de troca.
Priorize o diálogo
Antes de sair de casa, por exemplo, chame a criança para conversar e estabeleçam regras e combinados. Isso porque, com essa ação, o pequeno terá um tempo maior de processamento e entendimento.
Além disso, essa atitude permitirá que o seu filho questione e tire as dúvidas necessárias para que realmente entenda os motivos para as normas estabelecidas.
Você já conhecia todas essas dicas? Caso não, aproveite para colocá-las em prática. Isso porque, sem dúvidas, elas te ajudarão a estabelecer regras e limites, tornando o seu dia a dia mais leve e tranquilo!
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para a sua rotina! Agora, caso queira aprender mais sobre educação infantil, acesse o nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.