Dicas para ensinar o pequeno a dormir sozinho!
Seu filho ainda dorme no mesmo quarto que você? Chega um momento em que é necessário realizar a transição para que ele passe a dormir sozinho, pois essa ação irá gerar mais autonomia e independência para a criança.
Porém, por mais que seja uma necessidade, sabemos que essa não é uma tarefa simples, pois os pequenos podem sentir medo e até mesmo a falta da presença dos pais.
Sendo assim, pensando nessa situação, selecionamos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil e leve. Para conferir, basta continuar com a leitura do conteúdo!
4 dicas para ensinar o seu filho a dormir sozinho
A seguir, confira quatro dicas valiosas para que conduza a transição do seu filho para que ele comece a dormir sozinho!
Identifique o problema
Caso o seu filho apresente resistência para dormir sozinho, busque entender quais são os motivos, pois desta forma ficará muito mais fácil de resolver a situação.
Por exemplo, pode ser que o pequeno tenha medo do escuro. Com isso, deixar um abajur ligado ou alguma luz de outro cômodo da casa pode ser o suficiente para solucionar o problema.
Garanta a qualidade do sono
Seu filho tem o costume de acordar de madrugada? Isso pode fazer com que ele se assuste e corra para a cama dos pais. Portanto, nessa situação, o indicado é que realize ações para que consiga melhorar a qualidade de sono do pequeno.
Reduzir o estresse ao longo do dia, incentivar a prática de atividades físicas e não utilizar telas no período da noite são algumas das dicas que poderá colocar em prática para ajudar nesse aspecto.
Acompanhe todo o processo
A criança pode se sentir desprotegida sem a presença dos pais, principalmente nos primeiros dias de transição. Pensando nisso, faça parte do processo e mostre que, caso ele necessite de auxílio, você estará por perto.
Nesse sentido, saiba que é normal que os primeiros dias sejam difíceis. Porém, você deve ter paciência para que não acabe cedendo e deixando o processo de lado.
Tenha uma rotina bem estabelecida
Por fim, nossa última dica é para que crie uma rotina de sono para o seu filho. Por exemplo, tomar um banho quente, colocar um pijama, beber o leite e escovar os dentes.
Com uma lista de tarefas bem definidas, o pequeno entenderá que chegou o momento do descanso, fazendo com que o corpo fique mais relaxado, favorecendo que pegue no sono mais rapidamente.
E aí, já conhecia todas essas dicas? Por mais que seja uma tarefa difícil e dolorida, saiba que essa ação irá proporcionar inúmeros benefícios tanto para os pais quanto para a criança. Por isso, as coloque em ação e garanta um processo mais tranquilo e leve.
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para você. Agora, para que continue se aprofundando ainda mais nesse tema, selecionamos outro conteúdo. Para realizar a leitura, clique a seguir: “Cama compartilhada: prós e contras”. Esperamos que goste!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.