Dicas para ajudar o seu filho na adaptação da escola!
Está pensando em colocar o seu filho na creche ou chegou o momento dele entrar na escola? Sabemos que essa etapa pode gerar muita preocupação para os pais e responsáveis. Afinal, trata-se de um momento totalmente novo, podendo causar diversos comportamentos na criança.
Pensando nessa situação, para que torne o processo mais tranquilo, saiba que existem algumas dicas que podem contribuir para a adaptação do pequeno. Quer conferir? Continue com a leitura do conteúdo!
Como ajudar o pequeno na adaptação com a escola?
Seu filho vai entrar na escola e não sabe como ajudar? Não se preocupe, pois selecionamos dicas valiosas para que torne o processo de adaptação mais leve e tranquilo. Veja abaixo!
Converse com seu filho
Caso a criança já se comunique por meio da fala, aproveite a oportunidade para conversar com ele sobre o assunto. Aqui, você pode falar sobre os pontos positivos que ele encontrará, como fazer novos amigos, brincar, aprender coisas novas, etc.
Além disso, também use a conversa para explicar que ele ficará no local apenas por um tempo, pois logo você irá buscá-lo para que possa ir para a casa.
Inclua a criança em todo o processo
Para fazer com que o pequeno se sinta mais animado ao começar as aulas, faça com que ele participe de todo o processo, isto é, desde a compra dos materiais até a montagem do lanche.
Pode parecer uma ação simples, mas as crianças amam se sentirem úteis. Além disso, ter um material que elas gostem farão com que fiquem mais felizes, ajudando na adaptação.
Sempre dê tchau ao pequeno
Muitos papais acabam distraindo a criança e saindo da escola logo em seguida. Afinal, acreditam que desta forma eles não sentirão falta. Porém, se faz ou pensa em realizar isso, saiba que não é a melhor opção.
O ideal é que ao deixar ele no local, você dê tchau. Por mais que ele chore no início, essa ação fará com que ele se acostume a longo prazo. Além disso, ele entenderá que você está se despedindo, porém, logo voltará para buscá-lo.
Se fizer combinados, cumpra!
Para evitar choros nos momentos de deixar o pequeno na aula, muitos pais acabam oferecendo algo em troca ou realizando combinados. Por exemplo, “vai ser legal e depois que sair, podemos tomar um sorvete” ou “não se preocupe, pois a mamãe será a primeira a aparecer no horário de saída”.
Caso aconteça e realize algum combinado com o seu pequeno, é primordial que cumpra. Caso contrário, ele perderá a confiança em você! Independente da situação, nunca normalize a quebra de acordos, ok?
Escute o seu filho
Se mesmo após um tempo e depois de realizar todos os passos anteriores, o seu pequeno ainda apresentar resistência, busque entender o motivo.
Ah, caso a criança fale algo ou mude o comportamento, avalie para entender o que está acontecendo. Infelizmente, existem ambientes e pessoas que não sabem lidar com os pequenos.
Gostou do conteúdo? Esperamos que essas dicas ajudem o seu filho na adaptação escolar! Para ter acesso a outros artigos, entre em nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.