Dicas para acalmar seu filho nos momentos de descontrole emocional

Quando uma criança se descontrola, e isso é muito comum em diferentes fases do crescimento, é comum que os pais se desesperem. A forma de lidar com essa situação é o ponto mais importante para conseguir resolver a questão, educar a criança e também amadurecer a forma como a família lida com esse tipo de problema.

Neste ponto, é interessante notar que existem casos e casos. Existem crianças que que pouco vão se descontrolar ou reclamar, existem mães que sempre vão conseguir resolver a questão rapidamente, existem dias em que os humores estão mais aflorados, e assim por diante.

É importante saber como acalmar seu filho nesses momentos. Continue lendo para conferir dicas sobre como agir e resolver essas situações.

O que é esse descontrole emocional?

Principalmente entre os pais inexperientes, pode existir uma dificuldade de entender esse descontrole, mas quando ele acontece, é bastante fácil de identificar. Dizemos que é uma crise, um momento em que a criança não sabe lidar com frustrações e negativas. Por estar em desenvolvimento, a criança não tem recursos para reagir positivamente, seja contornando a situação ou expressando seus sentimentos. Assim, acontece em forma de choro, gritos e até se jogando no chão para ter a atenção e reação desejada.

Dicas para lidar com o descontrole emocional e acalmar seu filho

Pela cena bastante dramática que se desenrola neste momento, a situação exige calma, atenção e muita paciência. Considere as dicas a seguir para entender o momento e também como reagir.

Mude o foco da criança

Esse descontrole pode começar por N motivos. Logo nos primeiros momentos, seja em casa ou em lugares públicos, é necessário entender o motivo que desencadeou e começar a mudar o foco da criança. Isso porque ficar prolongando a situação da birra apenas vai incentivar a criança a estender e até agravar suas reações, aumentando o estresse.

Ignorar também não funciona. Experimente dizer para a criança que o comportamento dela não é adequado, mas que você está à disposição para entender e ajudar e espera que ela se acalme para resolver a questão.

Não perca o controle

Como citamos acima, ter calma e paciência são as principais chaves para superar. Em primeiro lugar, lembre-se quem é o adulto responsável. Em seguida, lembre-se que a criança é sua dependente e que ela está passando por um estresse que não consegue lidar ou explicar.

Se precisar dizer um “não”, faça de forma firme e tranquila, mas não ceda. Mesmo com pessoas observando a cena ou julgando, ignore. Mantenha a calma também para não reagir com violência, mesmo que verbal.

Acredite, as crianças entendem muito bem a reação dos adultos, seja positiva ou negativa. É importante negociar soluções que não sejam exatamente aquela que o pequeno deseja, pois isso pode acabar virando uma moeda de troca: vou fazer “birra” e ganhar exatamente o que eu quero.

Converse e conheça os motivos

Quando os ânimos se acalmarem, converse com a criança. Sem pressionar ou engatilhar uma nova crise, busque entender seus motivos e também o que ela esperava da situação. Esse é o melhor caminho para que os pais comecem a ajudar a criança e também elaborar novas “estratégias” para sua educação. Essa conversa também é o momento de explicar porque ter esse tipo de comportamento é inadequado, e assim ajudar o pequeno a se expressar melhor não só em casa como fora dela.

Estes são conceitos muito relacionados com inteligência emocional, algo que aprendemos durante a vida toda. Entenda a relação entre as crianças pequenas e a importância da educação emocional.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.