Crises emocionais: dicas para acalmar a criança!
Seu filho tem crises emocionais com frequência? Saiba que essa situação ocorre, pois, na infância, o pequeno ainda não possui todo o cérebro desenvolvido. Com isso, não sabe lidar com os próprios sentimentos e emoções.
Porém, por mais que seja um problema comum enfrentado pelos pais, muitos ainda não sabem como lidar com a situação, fazendo com que o estresse tome conta e as crises fiquem ainda piores.
Sendo assim, se quer aprender como agir e como ajudar o seu filho neste momento, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas de como lidar com as crises emocionais da forma adequada. Continue com a leitura para conferir!
Como agir durante as crises emocionais das crianças?
Não sabe como agir quando o seu filho está chorando e fazendo birras? Veja abaixo algumas dicas valiosas!
Evite gritar
O seu filho é um reflexo de você. Por isso, caso tenha o costume de gritar quando está estressado, saiba que ele fará o mesmo, fazendo com que as crises se tornem ainda mais intensas.
Desta forma, busque se acalmar para que, realmente, consiga ajudar a criança nesse momento, e não piorar a situação.
Converse com a criança
Tente entender o motivo das crises emocionais. Afinal, por mais que pareça não ter sentido, em sua maioria, existe alguma motivação por trás.
Sendo assim, tente acalmar o pequeno e pedir para que ele explique o que está acontecendo. Feito isso, poderá ajudá-lo a encontrar uma solução para o problema.
Tenha empatia
Muitos pais não entendem as crises emocionais e acham que as crianças estão fazendo isso de “caso pensado”. Porém, não é bem assim, ok?
Como já mencionamos, na infância o cérebro da criança ainda não está totalmente desenvolvido. Com isso, elas não sabem como reagir a certas situações, fazendo com que a única solução sejam as birras.
Desta forma, não julgue o pequeno por isso, pois não é algo consciente. Na verdade, busque entendê-lo e ajudá-lo, pois, com o tempo, ele conseguirá desenvolver o autocontrole.
Distraia a criança
As crianças, no geral, possuem um tempo de concentração muito curto. Desta forma, facilmente conseguem se distrair com outras atividades.
Pensando nisso, quando o seu pequeno estiver em uma crise, principalmente em locais onde não consiga conversar para entender melhor a situação, uma boa dica é tentar distraí-lo, fazendo com que mude o seu foco.
Por exemplo, caso esteja no mercado e ele queira levar todos os chocolates para casa, ao invés de brigar, que tal direcionar a concentração dele para outra situação? Nesse sentido, você pode sugerir que escolham quais frutas irão levar, pedindo a ajuda dele.
Essa simples estratégia pode solucionar o problema, fazendo com que continue com suas atividades de forma mais prazerosa e tranquila para ambos.
E aí, você já segue todas essas dicas no momento de lidar com as crises emocionais do seu filho? Caso não, comece a colocar em prática, pois elas te ajudarão a acalmá-lo quando necessário!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele seja útil. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.