Crises emocionais: dicas para acalmar a criança!

Seu filho tem crises emocionais com frequência? Saiba que essa situação ocorre, pois, na infância, o pequeno ainda não possui todo o cérebro desenvolvido. Com isso, não sabe lidar com os próprios sentimentos e emoções.

Porém, por mais que seja um problema comum enfrentado pelos pais, muitos ainda não sabem como lidar com a situação, fazendo com que o estresse tome conta e as crises fiquem ainda piores.

Sendo assim, se quer aprender como agir e como ajudar o seu filho neste momento, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas de como lidar com as crises emocionais da forma adequada. Continue com a leitura para conferir!

Como agir durante as crises emocionais das crianças?

Não sabe como agir quando o seu filho está chorando e fazendo birras? Veja abaixo algumas dicas valiosas!

Evite gritar 

O seu filho é um reflexo de você. Por isso, caso tenha o costume de gritar quando está estressado, saiba que ele fará o mesmo, fazendo com que as crises se tornem ainda mais intensas.

Desta forma, busque se acalmar para que, realmente, consiga ajudar a criança nesse momento, e não piorar a situação.

Converse com a criança 

Tente entender o motivo das crises emocionais. Afinal, por mais que pareça não ter sentido, em sua maioria, existe alguma motivação por trás.

Sendo assim, tente acalmar o pequeno e pedir para que ele explique o que está acontecendo. Feito isso, poderá ajudá-lo a encontrar uma solução para o problema.

Tenha empatia

Muitos pais não entendem as crises emocionais e acham que as crianças estão fazendo isso de “caso pensado”. Porém, não é bem assim, ok?

Como já mencionamos, na infância o cérebro da criança ainda não está totalmente desenvolvido. Com isso, elas não sabem como reagir a certas situações, fazendo com que a única solução sejam as birras.

Desta forma, não julgue o pequeno por isso, pois não é algo consciente. Na verdade, busque entendê-lo e ajudá-lo, pois, com o tempo, ele conseguirá desenvolver o autocontrole.

Distraia a criança 

As crianças, no geral, possuem um tempo de concentração muito curto. Desta forma, facilmente conseguem se distrair com outras atividades.

Pensando nisso, quando o seu pequeno estiver em uma crise, principalmente em locais onde não consiga conversar para entender melhor a situação, uma boa dica é tentar distraí-lo, fazendo com que mude o seu foco.

Por exemplo, caso esteja no mercado e ele queira levar todos os chocolates para casa, ao invés de brigar, que tal direcionar a concentração dele para outra situação? Nesse sentido, você pode sugerir que escolham quais frutas irão levar, pedindo a ajuda dele.

Essa simples estratégia pode solucionar o problema, fazendo com que continue com suas atividades de forma mais prazerosa e tranquila para ambos.

E aí, você já segue todas essas dicas no momento de lidar com as crises emocionais do seu filho? Caso não, comece a colocar em prática, pois elas te ajudarão a acalmá-lo quando necessário!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele seja útil. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.