Coordenação motora fina e grossa: como desenvolver?
A coordenação motora nada mais é do que a capacidade de sincronizar os movimentos utilizando o cérebro, músculos e articulações para realizar diversas ações de forma equilibrada e ágil.
São divididas em duas categorias principais: fina e grossa, cada uma tem a sua particularidade e deve ser estimulada desde cedo para que o desenvolvimento infantil ocorra da melhor forma possível.
Para entender mais sobre cada tipo de coordenação motora e como pais e responsáveis podem criar atividade que estimulem as habilidades motoras dos pequenos, continue a leitura.
O que é a coordenação motora fina?
A coordenação motora fina diz respeito à capacidade de realizar movimentos mais específicos e precisos, como segurar um lápis, escrever, manusear objetos, amarrar os cadarços e qualquer outra ação que utilize as mãos.
Desde os primeiros anos de vida do bebê, a motricidade fina se expressa no ato de utilizar os dedos em formato de pinça para pegar algum objeto e é a partir daí que se torna importante que papais e mamães incentivem o desenvolvimento desse tipo de coordenação motora, já que contribui, e muito, para colocar em prática algumas competências fundamentais que fazem parte do desenvolvimento cognitivo.
Como desenvolvê-la?
Confira abaixo algumas dicas de atividades que podem ser feitas em casa para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina.
- Massinha de modelar
Com a massinha de modelar, as crianças podem adquirir mais agilidade, força e destreza nas mãozinhas. Fazer bolinhas, minhoquinhas, apertar e separar a massinha em pedaços, além de ser uma atividade divertida, faz com que estimule não somente os músculos das mãos, contribuindo para uma boa coordenação motora fina, mas também treina a concentração e expande a imaginação da criança.
- Barbante e miçangas
Uma outra forma bacana de treinar a coordenação motora fina, é utilizando um barbante e o macarrão cru do tipo penne para que as crianças possam encaixá-los no fio. Aqui, vale a pena soltar a imaginação e até mesmo utilizar miçangas e canudinhos coloridos cortados em pedaços para fazer parte da atividade e torná-la mais divertida para criar um colar ou uma pulseira.
O que é a coordenação motora grossa?
Já a coordenação motora grossa é mais ampla e está ligada a movimentos que utilizam o corpo todo em completa harmonia. Por exemplo, para andar de bicicleta, jogar bola, pular corda ou nadar, ocorre a ativação de diferentes grupos musculares e a percepção do espaço físico ao redor para que a ação seja realizada de maneira sincronizada.
O estímulo da coordenação motora grossa é essencial para contribuir com o desenvolvimento de equilíbrio, orientação espacial, ritmo e diversas outras habilidades que beneficiam o fortalecimento dos músculos.
Como desenvolvê-la?
Algumas atividades que podem ser colocadas em prática são:
- Corrida de obstáculos
Além dos cones onde é necessário desviá-los, você pode incrementar a brincadeira e colocar alguns objetos que precisam ser pulados ou passados por baixo, criando um ambiente mais desafiador e lúdico para os pequenos.
- Amarelinha
É uma brincadeira bem popular e se torna um excelente passatempo para as crianças. Além de treinar o equilíbrio, também ajuda a criar a noção de espaço, já que só pode ir pulando em um pé só em cada quadrado desenhado.
Gostou do conteúdo? Aproveite para ler sobre “Importância do contato com a natureza para o desenvolvimento das crianças”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.