Conheça opções saudáveis de lanches para crianças
Seja em casa, na escola ou em passeios em família, os lanches para as crianças são essenciais para garantir a nutrição dos pequenos, que deve ser feitos com intervalos regulares e sempre garantindo, também, a hidratação da criança.
No caso, estamos falando de crianças pequenas que já passaram pelo processo de introdução alimentar, que geralmente começa aos 6 meses de idade. Desde esse começo de experiências, é importante oferecer variedade de cores, sabores, texturas e afins, focando em uma alimentação saudável.
Sim, é verdade que é muito prático oferecer aos pequenos sucos industrializados, biscoitos, bolinhos e outras opções embaladas. Porém, enquanto a criança ainda está desenvolvendo o paladar, essas opções trazem muitos açúcares e podem prejudicar na saúde, no curto e longo prazo.
Lanches saudáveis não são inacessíveis! A seguir, listamos algumas opções saudáveis, de preço justo e também bastante práticas para o dia a dia da criança. Confira!
Frutas e legumes
Os lanches em casa ou na escola, de manhã e pela tarde, sempre podem ser momentos de introduzir frutas e legumes diferentes no repertório da criança. Seja com um divertido palitinho de frutas, com a tradicional salada de frutas ou mesmo com chips assados de batatas, banana, maçã e mais opções, estes lanches ainda são práticos e econômicos!
Se estiver preparando a lancheira da criança, ofereça uma banana inteira ou prepare um potinho com frutas picadas. A dica para evitar que as frutas escureçam é colocar um pouco de suco de uma fruta cítrica, como laranja ou limão.
Cenourinhas, batata doce cozida e outros legumes também são atrativos!
Sanduíches
Os pães não são inimigos! Você pode selecionar pães de forma, ou mesmo opções de pão de queijo ou pão de batata, para montar sanduíches balanceados com algum tipo de patê, salada, com geleias e assim em diante.
Queijo e outros frios podem ser utilizados, mas observe a quantidade de embutidos e evite salsichas, presunto e relacionados. Aliás, sempre observe as possíveis alergias alimentares das crianças!
Integrais
Ainda sobre os pães e também com o grupo alimentar dos cereais, prefira as opções integrais! Assim, ainda é possível encontrar opções no mercado de barrinhas, bolinhos e até salgadinhos com grãos integrais, menos sódio e, possivelmente, também sem lactose.
Neste ponto, leve em consideração como está a dentição e mastigação da criança, já que estas opções podem ser mais duras e fibrosas.
Sucos e iogurtes
A criança deve aprender desde cedo sobre a importância de beber água, e ser incentivada a beber alguns copos durante o dia. Os sucos são aliados desse processo, e neste caso é importante oferecer as opções naturais. Desde os mais básicos, como suco de laranja, limão, abacaxi, maçã ou manga, até misturas com mamão, beterraba, cenoura e folhas, todos oferecem boa quantidade de líquido e também são opções nutritivas.
Nestes casos, atente-se para não adicionar açúcar em excesso. Se precisar de opções em garrafinhas, opte pelos sucos integrais e/ou adoçados naturalmente.
Iogurtes também são opções nutritivas e que trazem saciedade. Também são práticos para levar na lancheira, tanto em garrafinha como em copinho. Opte por aqueles com frutas, e não com corantes.
Enfim, estas são apenas algumas sugestões de lanches para crianças, úteis tanto na rotina em casa como na escolinha. Para finalizar, considere quais opções a criança tem preferência e sempre ofereça variedade. Com o passar do tempo, mais próximo dos 5 ou 6 anos, a criança pode ganhar autonomia em escolher seus alimentos e montar a lancheira.
Comece criando um hábito saudável e acompanhe os benefícios por toda a vida! Aproveite e confira também como lidar com a nutrição de crianças com restrições alimentares.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.