Como lidar com as crises emocionais da criança?

Assim como os adultos, as crianças também podem passar por crises emocionais. Porém, o que diferencia é que os pequenos ainda não sabem lidar com os sentimentos, fazendo com que deixem ainda mais aparente o problema, seja com birras, choros, etc.

Sabemos que enfrentar esse momento não é uma tarefa simples, com isso, no desespero, muitos pais recorrem aos xingamentos, porém, isso não deve ser feito.

Se está em dúvidas de como realizar esse processo, não se preocupe, pois ao longo do conteúdo selecionamos algumas dicas para te auxiliar. Continue com a leitura e confira!

5 dicas para lidar com seu filho durante crises emocionais

A seguir, separamos algumas dicas valiosas para que consiga acalmar a criança no meio de uma crise emocional. Veja!

Evite gritar

Muitos pais não sabem como lidar com situações de conflitos e acabam usando as broncas para cessar os sentimentos do pequeno. Evite fazer isso, pois essa atitude fará com que seu filho acabe perdendo a confiança e a liberdade de se expressar ao seu lado.

Pensando nisso, busque entender e ajudar nessa situação. Ah, e saiba que o mundo da criança é diferente. Por isso, ela pode ficar frustrada com coisas que parecem mínimas para os adultos.

Não leve para o lado pessoal

Algumas crianças acabam falando coisas desagradáveis para os responsáveis no meio de uma crise. Seja maduro para entender que essas palavras são momentâneas e são uma demonstração da frustração do pequeno.

Permita que a criança escolha

Muitas crises são engatilhadas devido a criança ter que realizar uma atividade que não deseja, como sair da TV, tomar banho, etc. Com isso, para o processo ficar mais leve, deixe que o seu filho tenha o poder de escolha em alguns momentos.

Não estamos falando sobre ele escolher quanto tempo irá ficar nas telas, ok? Aqui, você deve dar opções, por exemplo: “quando acabar de ver esse vídeo, prefere comer ou ir para o banho?”. Assim, irá reduzir as chances de ele ter uma crise, uma vez que participará do processo de decisão.

Tenha avisos prévios

Não pegue a sua criança de surpresa, por exemplo: “vamos embora nesse momento”. Isso fará com que ela fique irritada e, possivelmente, tenha uma crise.

Sendo assim, para solucionar o problema, busque agir com antecedência, como “vamos embora daqui 10 minutos”; “esse é o último desenho que irá assistir, ok?”. Com esses combinados, a criança ficará mais confortável por saber os próximos passos.

Tenha empatia

As dores de uma criança não são as mesmas dos adultos. Por isso, não ache que as frustrações do seu filho são uma besteira. Pelo contrário, busque entendê-lo para que consiga ajudá-lo nos problemas.

E aí, já conhecia essas dicas e as coloca em ação? Caso não, comece a inserir na sua rotina para que auxilie o seu pequeno durante as crises emocionais.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Agora, para ter acesso a outros temas importantes sobre a educação do seu filho, basta acessar o nosso blog.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.