Como falar de maneira lúdica sobre educação financeira com os pequenos
Dentro da aprendizagem infantil a educação financeira quase não faz parte desse processo de ensino, e por isso, muitos adultos não possuem o conhecimento adequado para gerir suas próprias finanças, já que a grande maioria nunca foi instruída para tal, o que acaba gerando diversos tipos de dificuldades e problemas na vida adulta com a falta de organização na vida financeira e na relação saudável com o dinheiro, ocasionando certos atritos para planejar e organizar pontos importantes como trabalho, despesas emergenciais, compras de supermercado entre outros.
Sendo assim, cabe aos pais e responsáveis instruírem desde cedo as crianças sobre educação financeira, repassando informações importantes de um jeito lúdico, divertido e simples. Confira agora algumas dicas para tratar sobre educação financeira com as crianças!
Comece explicando sobre o tema
Para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro é preciso fazê-las entender do que se trata, de onde vem e como se usa. É fundamental que a criança entenda como a sociedade da qual ela faz parte, funciona e como é essa relação com o dinheiro.
Explique de forma simples e o mais visual e didática possível para que o conhecimento seja absorvido com leveza e de forma clara.
Ensine sobre organização financeira e sua importância
Ao entender sobre dinheiro e suas implicações, de compra, venda e troca, por exemplo, a criança passa a compreender diversas questões acerca do tema e a se preparar melhor até mesmo em relação a inteligência emocional que envolve as questões sobre dinheiro.
Quando os pais dizem que não podem lhe presentear com determinado brinquedo ou algo do tipo, por falta de dinheiro e ao ensinar sobre a importância de poupar e organizar as finanças, a criança entende o real valor do dinheiro e consegue assimilar que não é algo infinito, mas que precisa de muito planejamento financeiro e responsabilidade.
Estimule o entendimento sobre o assunto por meio de jogos
Ao abordar as questões envolvendo dinheiro é preciso introduzir o assunto também de forma prática e lúdica para que os pequenos possam aprender se divertindo. Sendo assim, uma das melhores opções para ensinar valiosas lições financeiras é por meio de jogos.
Existem no mercado diversos jogos e brincadeiras divertidas para as crianças de diversas idades, por exemplo, jogos de tabuleiro como o clássico banco imobiliário. Ou mesmo o simples e tradicional meio de guardar dinheiro em um cofrinho, incentive a criança a ter seu próprio cofrinho e guardar seu dinheiro para algo que deseje comprar no futuro.
Outra opção para introduzir a criança ao tema, é estipulando e combinando uma mesada para que ela receba e planeje o que queira fazer com esse valor ao longo do tempo. Pode ser uma mesada mensal ou semanal, o que é uma excelente oportunidade para que os pequenos aprendam a juntar dinheiro e gastá-lo com responsabilidade.
Conclusão
Por fim, entender que educação financeira deve fazer parte do processo de aprendizagem da criança é garantir que ela tenha maior qualidade em sua vida adulta, sendo responsável e aprendendo a controlar seus gastos e evitar impulsos consumistas.
Ou seja, as brincadeiras de educação financeira só tendem a ajudar a melhorar e transformar o futuro da criança.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.