Como cuidar da saúde mental dos pequenos?
Os pais devem se preocupar com diversos aspectos para garantir mais segurança, cuidado e educação para seus filhos. Entre os diversos pontos de atenção estão: afeto, atenção, alimentação, etc.
Para além de questões físicas, também é preciso se preocupar com o mental dos pequenos, contribuindo para que eles cresçam livres de traumas, como inseguranças, ansiedade e medo, se tornando um adulto mais estável emocionalmente.
Pensando nessa situação, selecionamos algumas dicas para te ajudar, criando um ambiente mais acolhedor e contribuindo para a criação de uma criança mais alegre. Continue com a leitura e confira!
Dicas para ajudar na saúde mental das crianças
Você realiza alguma ação pensando na saúde mental do seu pequeno? Caso não, selecionamos algumas dicas para que comece. Veja abaixo!
Ajude a criança a lidar com os sentimentos
As crianças nascem como uma folha em branco. Sendo assim, é dever dos pais ensiná-las para que aprendam novas habilidades e assim, vão se preenchendo com o passar dos anos.
Saiba que os pequenos não sabem reconhecer e administrar as emoções, por isso, os ajude. Nesse sentido, uma dica valiosa é perguntar o que ele está sentindo. Feito isso, identifique o que é e o ajude a nomear. Após essa ação, também é importante que tente ensiná-lo a lidar com a emoção presente.
Adquira hábitos saudáveis
Sabia que a saúde mental também está relacionada com aspectos que envolvem a alimentação e as atividades físicas? Por esse motivo, criem hábitos que incentivem os pequenos a terem uma vida mais saudável e ativa.
Normalmente, os esportes são mais fáceis de incluir, já que elas amam estar em movimento. Quanto à alimentação, tente fazer um esforço criando receitinhas que sejam capazes de atraí-las.
Seja o exemplo
As crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que pelo que escutam, por esse motivo, também cuide da sua saúde mental. Além do pequeno se espelhar em você, essa ação fará com que consiga criá-lo de uma forma mais adequada, uma vez que estará mentalmente estável.
Aborde o assunto
Mesmo quando o seu filho não estiver em uma situação de conflito é importante que converse com ele sobre sentimentos, dando abertura para que ele consiga se expressar desde cedo.
Caso não tenha o costume de realizar essa ação, saiba que ele poderá crescer com essa dificuldade, fazendo com que guarde tudo para si.
Ah, e ao identificar que seu filho não está bem o ideal é que busque pelo auxílio de um profissional, pois, desta forma, ele poderá te indicar as melhores dicas para o tratamento do seu pequeno!
E aí, você já conhecia todas essas dicas e as aplica dentro de casa? Infelizmente, muitos pais ainda não possuem conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, se for o seu caso, espero que o conteúdo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas!
Gostou do nosso artigo? Para ter acesso a mais temas como esse, basta entrar em nosso blog agora mesmo! Estamos te aguardando!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.