Como ajudar o seu filho a lidar com a competitividade?

Você conhece alguém que gosta de perder? Creio que não há pessoas assim. Porém, existem aqueles indivíduos que conseguem levar a competição na esportiva, sabendo que nem sempre é possível ganhar.

Já, em contrapartida, também existem aqueles que não conseguem lidar muito bem com a derrota, fazendo com que fiquem irritados e bravos com a situação.

Portanto, para evitar que o seu filho cresça desta forma, não sabendo trabalhar a competitividade de forma saudável, é importante que o ensine a lidar com a frustração da derrota desde a infância.

Pensando nessa situação, para te ajudar, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas para que ajude o seu pequeno. Continue com a leitura para conferir!

Competitividade: como ensinar o seu filho a perder?

O seu pequeno não sabe lidar com a derrota? Infelizmente, existem muitas crianças que não conseguem agir de forma natural quando perdem, fazendo com que fiquem extremamente frustradas.

Caso não trabalhe essa atitude com o seu filho desde a infância, saiba que ele poderá crescer um adulto que não sabe lidar com a situação, fazendo com que facilmente fique frustrado com as coisas que derem errado ao longo da vida.

Infelizmente, saiba que o “perder” não vai ocorrer apenas em jogos de diversão com os amigos. Pelo contrário, poderá acontecer em uma prova, no emprego e muito mais.

Com isso, aprender a ser resiliente nessas situações é muito importante para o crescimento e amadurecimento do seu filho. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse sentido. Veja abaixo!

  • Converse sobre o que é uma competição saudável: explique ao seu filho que, por mais que ganhar seja incrível, perder também faz parte. Portanto, na verdade, o importante deve ser se divertir e ganhar novas experiências;
  • Estabeleça expectativas reais: outra dica para ensinar o seu filho a lidar com a competitividade é, antes de qualquer competição, explicar que é possível que o pequeno não ganhe. Desta forma, ele irá preparado para tudo o que pode acontecer;
  • Incentive o esforço: por mais que o seu filho não ganhe, ele precisa se esforçar em qualquer competição. Por isso, o estimule e, após a ação, valorize a dedicação e persistência, independentemente do resultado;
  • Procure evitar recompensas excessivas: existem pais que acabam estimulando a competitividade da criança quando oferecem premiações pela vitória do pequeno. Por mais que seja um momento legal para se comemorar, tente evitar as recompensas, pois isso fará com que o seu filho associe o reconhecimento somente a vitória;
  • Seja exemplo: é uma pessoa extremamente competitiva e não reage muito bem à derrota? Infelizmente, existem muitos pais que querem ensinar os seus filhos a lidarem bem com a derrota, porém, eles mesmos não conseguem. Se for o seu caso, tente trabalhar esse aspecto.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem o seu pequeno a lidar melhor com a competitividade, aprendendo que nem sempre sairá com a vitória.

Agora, para aprender mais sobre temas como esse, entre em nosso blog de conteúdo!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.