Como ajudar e preparar a criança para a chegada do irmão mais novo?
Quando a família aumenta e já existe um filho na relação é comum que a criança, promovida a irmão mais velho, sinta ciúmes e comece a apresentar um comportamento mais violento ou irritadiço. Justamente por isso é importante que os pais acolham essa criança e comece a conversar sobre a chegada de um bebê para que a adaptação e aceitação da criança seja a melhor possível.
Nesse momento, o primogênito pode apresentar comportamentos mais infantilizados que denotam a preocupação dessa criança em perder a atenção e o carinho dos pais. E nesse contexto de reconfiguração familiar é necessário implementar medidas e ações que façam com que a criança entenda que não irá perder o carinho e amor dos pais.
Sendo assim, reunimos importantes dicas sobre como ajudar e preparar a criança para a chegada de um bebê na família. Confira agora!
Deixe a criança participar da gravidez
Para ajudar no processo de aceitação e adaptação do primogênito com a chegada de um novo bebê, é importante que os pais aos poucos envolvam a criança em situações relacionadas à gestação para que ela compreenda a nova realidade da família e se sinta parte desse momento importante.
Estimule que a criança faça carinho na barriga e converse com o bebê, cante e sinta quando o bebê estiver se movimentando na barriga.
Reforce a importância do primogênito
Como é esperado os sentimentos de insegurança, ciúmes e raiva na criança, é fundamental que as emoções do filho mais velho sejam acolhidos e que os pais reforcem a importância e o amor que sentem. Não há espaço para fazer julgamentos e menosprezar o que a criança está sentindo.
Converse com a criança e deixe claro que ela não perdeu e nunca perderá seu lugar na família, mas que agora terá um amigo para ensinar e aprender coisas novas.
Nomeie o irmão mais velho como um “irmãozão”
Estimular desde o começo o sentimento de irmãos é fundamental para que a criança se sinta importante e entenda o seu papel na família.
Deixe que ela ajude nos cuidados com o recém-nascido e sempre exalte os benefícios e vantagens de ter um irmão.
Valorize os momentos individuais com cada filho
Um dos pontos principais para ajudar o irmão mais velho a não se sentir excluído é não abrir mão dos momentos a sós e individuais com os filhos. Justamente para reforçar os laços familiares e dar uma atenção exclusiva e super necessária.
Tente manter a rotina familiar
A dinâmica da família é outra com a chegada de um novo membro e, por isso, é importante tentar ao máximo não mudar tão drasticamente a rotina familiar. As crianças são as mais sensíveis a essas mudanças e, para tornar o processo menos difícil possível, é importante que ela se sinta segura com atividades que já conhece e está mais acostumada.
E, nesses momentos, ter uma rede de apoio é fundamental para conseguir deixar as coisas em ordem e tentar vivenciar da melhor maneira possível as novidades e transformações que a chegada de um bebê causa na família.
Gostou do post? Receba mais dicas valiosas como essas. Assine nossa newsletter!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.