Como ajudar a criança a lidar com as suas emoções

Para pais e responsáveis um dos grandes desafios na criação dos filhos é conseguir ajudá-los a lidar com as próprias emoções. Isso porque muitas vezes, os próprios adultos não foram encorajados e estimulados a entender seus sentimentos, o que gera uma cadeia de sentimentos reprimidos e uma incapacidade de ensinar e passar essa necessidade adiante.

Mas é sempre muito importante lembrar que, se para os adultos é difícil essa tarefa, imagine para os pequenos, que estão aprendendo a conviver com diferentes sensações ao mesmo tempo.

Nesse sentido, vale a ajuda de especialistas para tornar esse processo de educação emocional das crianças mais tranquilo e prático. Siga com a leitura e ajude seu filho a lidar com suas próprias emoções!

A importância das emoções

Sentimentos como raiva, medo, alegria, ansiedade e tantos outros são comuns aos adultos e principalmente as crianças que estão vivenciando um período de descobertas e inúmeras situações que as provocam e mexem com seus sentimentos.

Um bom exemplo, são os momentos em que ela precisa passar longos períodos longe dos pais e acabam se sentindo ansiosos e com medo. Ou quando ainda não conseguem se comunicar pela fala e usam o choro para sinalizar fome, raiva e afins.

Todas essas situações fazem parte do desenvolvimento emocional das crianças e precisam que os pais validem esses sentimentos e não os ignore. Ajudando a criança a entender os sentimentos é possível levá-la ao autoconhecimento e a reconhecer as emoções mais básicas de todo ser humano.

Não ignore os sentimentos da criança

Quando a criança é ignorada e tem seus sentimentos silenciados o que acontece é um processo na qual a criança aprende a reprimir o que sente e logo terá dificuldades para se relacionar emocionalmente e também de compreender a si mesmo e aos outros ao seu redor, podendo ainda gerar sentimentos de revolta e mágoa, o que só prejudica as relações que a criança tem e terá no futuro. Por isso, ajude os pequenos a sempre identificar, entender e expressar suas emoções.

Ajude a identificar o sentimento e a expressá-los

Reconhecer emoções básicas é o primeiro passo para fazer com que os pequenos lidem com seus sentimentos, aprendam a interagir com os outros, se expressar e reconhecer limites.

Quando algo acontece na rotina da criança que a deixa com raiva é importante que os pais conversem com a criança e a ajude a identificar o que está sentindo questionando e logo explicando o que provocou tal sentimento, estimulando assim a expressá-lo de maneira sadia e a controlá-lo.

Estimule o autocontrole

Sim, autocontrole é uma das grandes necessidades do ser humano e para conseguir essa inteligência emocional na vida adulta é necessário começar a trabalhar-lá desde muito cedo.

Controlar as emoções principalmente os sentimentos de raiva, frustração, medo ou ansiedade ajudam as pessoas a lidar com situações adversas sem agir por impulso, o que nos permite ter uma inteligência emocional bem desenvolvida e de qualidade.

Enfim, para que a criança consiga crescer e se desenvolver de forma saudável em todas as esferas da vida, é importante que ela aprenda a lidar com as emoções e sentimentos comuns a todo ser humano e não reprima seus sentimentos.

Quer aprender mais? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.