Benefícios e cuidados na relação de crianças e pets
Quando a criança tem um animal de estimação, ganha um fiel companheiro que irá acompanhá-lo por vários momentos de sua vida e isso se torna extremamente marcante ao longo de seu desenvolvimento.
Mas, embora haja muitos benefícios, a convivência com pets durante a infância deve ser monitorada pelos pais, a fim de trazer mais segurança para ambos.
Por isso, continue a leitura e confira mais detalhes sobre os cuidados que os pais devem ter na relação entre crianças e pets.
Como os pequenos se beneficiam
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a convivência com animais faz com que a criança acabe aperfeiçoando suas habilidades motoras, além de oferecer outros benefícios, como:
- Estimular a socialização e desenvolvimento emocional;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Diminuir o estresse;
- Aumentar o senso de autonomia e responsabilidade;
- Incentivar a prática de atividades físicas.
Aproveite para ler nosso outro artigo que aborda de maneira mais detalhada os benefícios do convívio das crianças com animais.
Já em relação aos cuidados, é necessário monitorar a forma com que as crianças brincam com os pets e ensinar sobre respeitar o espaço deles quando estão esgotados e necessitam descansar, por exemplo.
Brincadeiras podem dar errado
É importante que durante as brincadeiras das crianças com os pets, os pais estejam atentos neste momento para evitar qualquer tipo de acidente tanto com o seu filho quanto com o animal.
Dependendo da idade da criança, podem agir sem pensar e demonstrar o amor pelo pet apertando seu pescoço, puxando os pelos ou até mesmo o segurando no colo de maneira errada. Então, cabe aos pais ensinar a não brincar desta forma, assim a criança irá aprender desde cedo a respeitar os limites do animalzinho.
A responsabilidade é dos adultos
Ter um animalzinho e a tarefa de cuidar dele é uma ótima forma de desenvolver a responsabilidade nas crianças. Conforme a idade, elas podem, e devem, auxiliar nas tarefas de trocar a água, limpar a sujeira e escovar os pelos, porém a vida do animal e o bem-estar dele é de responsabilidade dos adultos. Então, por mais que a criança auxilie nessas atividades, é importante que pais ou responsáveis supervisionem para que tudo esteja sendo feito corretamente.
Atenção à saúde do animal
É importante que o pet esteja com a vacinação e o vermífugo em dia, além de ficar de olho se ele não possui pulgas e carrapatos.
Mantenha a ração e água fora do alcance das crianças mais novas e evite que o pet lamba rosto e mãos dos pequenos.
Outro cuidado especial deve ser com a manutenção da higiene do ambiente. Por isso, mantenha o local onde seu animal faz as necessidades sempre limpo, assim evita que crianças pequenas mexam por curiosidade.
Conclusão
A relação entre crianças e pets tende a ser muito benéfica e saudável se os pais acompanharem e estabelecerem regras para que o convívio seja tranquilo, seguro e duradouro.
Gostou do assunto? Acesse nossos outros conteúdos no blog Bob Zoom e continue aprendendo sobre educação infantil.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.