Benefícios do convívio das crianças com animais
Embora muitas vezes pais e responsáveis relutem com a ideia de adotar animais para a família, deixar que crianças tenham seu primeiro contato com os pets pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos e a família como um todo, é claro.
Quando a criança começa a se entender como indivíduo no mundo, ela passa a enxergar os outros ao seu redor como pessoas individuais e a entender o espaço em que vive e está inserida. Assim, ter contato com os animais as ajudam a estimular seus sentidos e a interagir também com os animais de forma saudável.
A partir disso, iremos tratar sobre os benefícios que conviver com animais pode provocar nas crianças. Confira agora!
Fortalecimento do sistema imunológico
O contato com animais pode ser bastante vantajoso desde a infância, pois ajuda a estimular o sistema autoimune dos pequenos, agindo na prevenção de infecções, alergias, asma, entre outras questões de saúde. É como um treino para o corpo se adaptar e criar defesas contra os agentes externos.
Mas é claro que é importante cuidar e analisar se a criança possui algum tipo de alergia para que não haja uma piora em seu quadro.
Estimula a socialização
Com o convívio dos animais, a criança passa a interagir também com outras pessoas e coleguinhas a sua volta, ganhando uma visão muito mais ampla de companheirismo, amizade, carinho, afeto e respeito às diferenças.
Desenvolvimento emocional
O desenvolvimento emocional dos pequenos pode ser bastante influenciado por meio do convívio com os pets, pois é nesses momentos de troca de carinho que a criança passa a entender melhor seus sentimentos e a demonstrá-los.
E ainda, servindo como uma verdadeira terapia contra o estresse, ansiedade e a depressão. Por isso, é extremamente importante para a criança que seja encorajada a conviver com animais desde a infância.
Promove a união familiar e a ensinar sobre valores
As lembranças da infância são certamente as melhores memórias que os pais podem oferecer para os seus filhos. Momentos agradáveis e divertidos com a família são realmente determinantes para que as crianças tenham uma vida adulta mais feliz e saudável.
Com os pets convivendo com a família, momentos de brincadeiras são comuns e importantes para fortalecer os laços familiares.
Ajuda a movimentar o corpo combatendo o sedentarismo
A criança nunca para quieta, com animal ao lado então, esse fato se torna ainda mais real. Elas sempre estão criando brincadeiras novas com seu pet e, por isso, fica difícil ser sedentário nessa fase tão gostosa da infância.
A atividade física é importante e necessária para os pequenos, pois ajuda no seu desenvolvimento cognitivo e motor, por exemplo. Sendo assim, ter um animal de estimação é extremamente proveitoso nesse sentido também.
Conclusão
Por fim, diante desses benefícios para a criança conviver com os animais, é necessário que os pais não esqueçam que o animal precisa de cuidados e que adotar um pet é uma responsabilidade. Por isso, tudo deve ser feito com respeito e responsabilidade.
Quer complementar seus conhecimentos? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.