Atitudes que desgastam a relação entre pais e filhos

Para manter uma boa relação entre pais e filhos é necessário ter paciência e muito jogo de cintura, não é mesmo? Equilibrar a autoridade com uma educação que incentive o desenvolvimento dos pequenos de maneira que não haja desgaste nessa relação é essencial.

Por isso, prossiga com a leitura para conferir quais são as atitudes que acabam deixando a relação entre pais e filhos estremecida. Acompanhe!

Como melhorar o relacionamento familiar?

Todo e qualquer tipo de relacionamento requer paciência, tempo e dedicação. A relação familiar, para que seja bem sucedida, requer um ambiente seguro e que estimule a confiança e autonomia dos pequenos. Assim, a construção da relação entre pais e filhos irá crescer de maneira muito mais saudável e fortalecida.

Abaixo, confira quais são as atitudes que costumam distanciar pais e filhos e saiba o que fazer para melhorar o relacionamento familiar!

  • Não incentivar a expressão de sentimentos

Um dos grandes motivos do desgaste da relação entre pais e filhos é a falta de empatia. Quando os responsáveis não abrem espaço para que seus filhos falem sobre o que sentem, eles não aprendem a lidar com as emoções e isso acaba fazendo com que sejam mais agressivas ou exibam comportamentos de busca de atenção diante de alguma situação.

Por isso, crie oportunidades para que seu filho se sinta à vontade em dizer o que ele sente. Se o dia na escolinha foi alegre, incentive-o a contar o que aconteceu por lá. Já se ele estiver triste, experimente acolhê-la neste momento e validar o que ela sente. Assim você dá espaço para que ela reconheça seus próprios sentimentos e lide de maneira mais pacífica diante das situações.

  • Sem momentos de descontração em família

Pais que não têm o costume de fazer atividades em família acabam não criando momentos e experiências agradáveis na memória de seus filhos.

Que tal todos fazerem pelo menos uma refeição à mesa? Além de reforçar o vínculo familiar, abre a oportunidade para que o diálogo aconteça, permitindo que todos possam falar sobre como foi o dia.

Outra dica é dedicar momentos de descontração em família. Tire os jogos de tabuleiro de dentro do armário e faça uma noite de jogos com toda a família.
Isso aumenta a conexão e solidifica o relacionamento familiar, proporcionando boas risadas e descontração.

  • Falta de elogios

Pais que criticam os filhos, fazem comparação com outras crianças e não valorizam seus esforços, só aumentam a distância entre um bom relacionamento familiar, fazendo com que a criança se sinta insegura sobre si mesma.

Por isso, saber reconhecer o esforço dos filhos é muito importante para que eles desenvolvam a autoestima e autoconfiança. Mesmo que o pequeno não tenha alcançado o resultado esperado em determinada situação, elogie por ele ter se esforçado.

E por aí, papais e mamães, como anda a relação com seus filhos? Esperamos que essas dicas auxiliem a diminuir os conflitos, deixando o relacionamento familiar mais saudável e fortalecido. Aproveite para continuar se aprofundando neste assunto e confira nosso conteúdo sobre: “Como o comportamento dos adultos influencia na qualidade do desenvolvimento das crianças”.

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.