Açúcar na infância: quais os riscos à saúde?

Na infância, é onde ocorrem as primeiras experiências em relação ao paladar das crianças. Com a introdução alimentar, os pequenos deixam de consumir apenas o leite materno e é justamente nesse momento que os pais e responsáveis acabam acrescentando o consumo de açúcar nos alimentos dos filhos.

O que, sem dúvida alguma, expõe a criança a perigos para sua saúde que podem se estender até a vida adulta. Nesse caso, é recomendado evitar os açúcares adicionados, aqueles de alimentos industrializados ou o que incluímos nas refeições, pelo menos até os 2 anos de idade.

Para evitar diversos tipos de problemas e riscos à saúde da criança, é importante conhecer os perigos que o consumo de açúcar em excesso pode ocasionar. Continue a leitura e fique por dentro desse importante tema!

Por que devemos ter cuidado com o abuso de açúcar na alimentação infantil?

Além da grande propensão em doenças como diabetes e hipertensão no futuro, os pequenos acabam sendo prejudicados de outras formas com o excesso de açúcar em sua alimentação. O que muitas vezes pode acabar gerando picos de adrenalina e inquietação na criança, afastando-a de um desenvolvimento saudável e de qualidade, justamente por elevar seus níveis de sangue e aumentar o valor calórico dos alimentos ingeridos, sendo pouco nutritivos e ainda trazendo uma preocupação maior com a questão do sobrepeso na infância.

Desse modo, é imprescindível que a introdução alimentar infantil ocorra de maneira equilibrada e com uma rotina alimentar completa!

Os riscos do açúcar na infância

Há diversos tipos de problemas relacionados a qualidade de vida e saúde infantil com o uso indiscriminado de açúcar nos alimentos. Por isso, é fundamental conhecer os principais problemas causados pelo excesso de açúcar. Confira alguns:

Surgimento de cáries

No dentista, entra uma criança de 5 anos com um quadro de cáries, certamente essa situação é de total responsabilidade dos pais e responsáveis porque não há como dizer que a criança que não cuidou o suficiente da sua higiene bucal e alimentação.

Cabe aos pais o cuidado com essas questões para evitar problemas posteriores e zelar pela saúde e bom desenvolvimento dos dentes tanto de leite como os definitivos das crianças.

Obesidade infantil

Já que o açúcar é responsável por não somente elevar o valor calórico dos alimentos ingeridos, mas também os níveis de insulina sanguíneo, isso acaba favorecendo a obesidade infantil. E, portanto, é preciso cuidar dos hábitos alimentares da criança para que seja possível oferecer alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e em tudo que os pequenos necessitam para crescer e se desenvolver de forma plena, sem afetar sua qualidade de vida.

Conclusão

Como tudo na vida, é preciso ter bom senso e é fato que invariavelmente as crianças terão contato com o consumo do açúcar, por isso é tão importante estabelecer uma rotina alimentar saudável e, acima de tudo, ensinar pelo exemplo. Como as crianças observam e reproduzem o comportamento dos pais, fica fácil entender o porquê as famílias devem mudar e transformar sua rotina alimentar de forma conjunta.

Faça escolhas saudáveis para o bem da sua família! Se deseja continuar recebendo conteúdos como esse, assine nossa newsletter.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.