É importante manter uma rotina nas férias?

O mês de dezembro está chegando e, com isso, as férias escolares também. Sem dúvidas, esse é um momento que deve aproveitar bastante com o seu pequeno, fazendo com que aumentem a conexão e criem memórias incríveis juntos.

Pensando em fazer com que as crianças aproveitem ao máximo essa época, muitos pais acabam deixando a rotina de lado, permitindo que os pequenos acordem, durmam e se alimentem, por exemplo, na hora que acharem melhor.

Mas, e aí, será que vale a pena ceder um pouquinho durante as férias, permitindo que os pequenos tenham um maior controle de suas rotinas? A seguir te falaremos alguns pontos que essa ação poderá gerar. Continue com a leitura para conferir!

Manter ou não a rotina nas férias?

As férias estão chegando e você ainda está em dúvida se irá manter ou não uma rotina nesses dias com o seu pequeno? Selecionamos alguns pontos que deverá levar em consideração antes de tomar essa decisão!

Ter um rotina irá facilitar a volta às aulas

Sabemos que ainda estamos no processo de entrar de férias. Porém, é importante se programar e pensar a longo prazo. Afinal, uma hora as aulas irão voltar!

Desta forma, saiba que manter uma rotina nesse período irá facilitar, e muito, para que o seu filho entre no ritmo quando voltar às aulas. Isso porque, ele não irá, por exemplo, desacostumar com os horários de sono, tanto para dormir quanto para acordar.

Sendo assim, quando chegar o dia do retorno não precisará iniciar do zero, tendo que passar por todo o processo de adaptação novamente.

A falta de rotina pode gerar tédio

Outro problema que a falta de rotina pode acabar desencadeando é o tédio no seu pequeno. Isso porque, sem um direcionamento do que fazer, ele pode acabar se sentindo perdido com a nova realidade, causando tédio.

Ah, é claro que a rotina não precisa ser exatamente a que ele fazia antes, até porque nem tem como. Porém, busque incluir algumas atividades no momento em que ele estaria na escola.

Uma boa dica é buscar por tarefas que irão contribuir para o desenvolvimento do pequeno, fazendo com que, mesmo com as férias, ele consiga progredir.

As exceções estão permitidas!

Como você viu ao longo do conteúdo, não acreditamos que seja uma boa estratégia deixar os pequenos sem uma rotina estabelecida nas férias. Porém, é claro, você pode ser um pouco mais flexível nessa época, abrindo algumas exceções caso necessário.

Pense comigo, caso queira programar algo legal para o seu filho, como uma noite de filme, pode ser que nesse dia ele tenha que dormir mais tarde e, consequentemente, estender um pouco mais o sono no outro dia. Sendo assim, saiba que isso é extremamente comum, ok? Afinal, os pequenos também precisam curtir bastante esse momento!

A nossa única dica é só para que essas ações não se tornem comuns, dificultando o processo da volta no futuro.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

4 dicas para ajudar o seu filho a lidar com o medo do escuro!

leia mais

Como ajudar o seu filho a lidar com a competitividade?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.