Como ajudar o seu filho a lidar com a competitividade?
Você conhece alguém que gosta de perder? Creio que não há pessoas assim. Porém, existem aqueles indivíduos que conseguem levar a competição na esportiva, sabendo que nem sempre é possível ganhar.
Já, em contrapartida, também existem aqueles que não conseguem lidar muito bem com a derrota, fazendo com que fiquem irritados e bravos com a situação.
Portanto, para evitar que o seu filho cresça desta forma, não sabendo trabalhar a competitividade de forma saudável, é importante que o ensine a lidar com a frustração da derrota desde a infância.
Pensando nessa situação, para te ajudar, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas para que ajude o seu pequeno. Continue com a leitura para conferir!
Competitividade: como ensinar o seu filho a perder?
O seu pequeno não sabe lidar com a derrota? Infelizmente, existem muitas crianças que não conseguem agir de forma natural quando perdem, fazendo com que fiquem extremamente frustradas.
Caso não trabalhe essa atitude com o seu filho desde a infância, saiba que ele poderá crescer um adulto que não sabe lidar com a situação, fazendo com que facilmente fique frustrado com as coisas que derem errado ao longo da vida.
Infelizmente, saiba que o “perder” não vai ocorrer apenas em jogos de diversão com os amigos. Pelo contrário, poderá acontecer em uma prova, no emprego e muito mais.
Com isso, aprender a ser resiliente nessas situações é muito importante para o crescimento e amadurecimento do seu filho. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse sentido. Veja abaixo!
- Converse sobre o que é uma competição saudável: explique ao seu filho que, por mais que ganhar seja incrível, perder também faz parte. Portanto, na verdade, o importante deve ser se divertir e ganhar novas experiências;
- Estabeleça expectativas reais: outra dica para ensinar o seu filho a lidar com a competitividade é, antes de qualquer competição, explicar que é possível que o pequeno não ganhe. Desta forma, ele irá preparado para tudo o que pode acontecer;
- Incentive o esforço: por mais que o seu filho não ganhe, ele precisa se esforçar em qualquer competição. Por isso, o estimule e, após a ação, valorize a dedicação e persistência, independentemente do resultado;
- Procure evitar recompensas excessivas: existem pais que acabam estimulando a competitividade da criança quando oferecem premiações pela vitória do pequeno. Por mais que seja um momento legal para se comemorar, tente evitar as recompensas, pois isso fará com que o seu filho associe o reconhecimento somente a vitória;
- Seja exemplo: é uma pessoa extremamente competitiva e não reage muito bem à derrota? Infelizmente, existem muitos pais que querem ensinar os seus filhos a lidarem bem com a derrota, porém, eles mesmos não conseguem. Se for o seu caso, tente trabalhar esse aspecto.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem o seu pequeno a lidar melhor com a competitividade, aprendendo que nem sempre sairá com a vitória.
Agora, para aprender mais sobre temas como esse, entre em nosso blog de conteúdo!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.