Paternidade: 4 dicas para ser mais presente

Atualmente, muito se discute sobre o papel do pai na vida da criança. Antigamente essa figura era vista apenas como o provedor da casa, porém, essa não é uma realidade, pois assim como as mães, os pais também têm um papel fundamental na criação e no desenvolvimento do pequeno.

Pensando nisso, assuma um espaço importante na vida do seu filho, se fazendo presente no dia a dia. Afinal, saiba que a sua companhia fará total diferença na vida dele.

Nesse sentido, para te auxiliar, selecionamos algumas dicas para que você, pai, consiga ser um protagonista na vida do seu pequeno. Quer conferir? Continue com a leitura do conteúdo!

Como ser um pai presente?

Quer aprender dicas valiosas para se fazer mais presente na vida do seu filho? Então, confira abaixo!

Organize sua rotina

Passa grande parte do seu dia no trabalho e acaba não tendo tempo ao chegar em casa? Sabemos que essa é a grande realidade de muitas pessoas. Porém, quando se tem um filho, as prioridades devem ser alteradas. Com isso, é primordial que encontre um tempo em sua rotina para se dedicar ao pequeno.

Uma dica nesse aspecto é criar um cronograma do seu dia, encontrando espaços livres que irão bater com a agenda do seu filho. Por exemplo, não adianta ter um espaço na sua rotina no momento em que o pequeno estará na escola. Por isso, avalie o dia a dia de ambos.

Seja exemplo 

A figura paterna representa muito na vida das crianças, por isso, elas estarão sempre de olho nas suas atitudes, aprendendo assim, ao observar. Por esse motivo, muito mais do que falar coisas boas, você deve aplicá-las no seu dia a dia, incentivando os pequenos a fazerem boas ações.

Pensando nessa ação, tenha muito cuidado com as palavras e atitudes feitas na frente das crianças, pois elas aprendem muito mais pelo exemplo.

Esteja disponível 

Você precisa se mostrar disponível para as pautas do seu filho, fazendo com que ele se sinta confortável para puxar uma conversa, realizar um desabafo, fazer perguntas e muito mais.

Nesse sentido, primeiramente, tenha em mente que o mundo da criança é diferente do seu, fazendo com que os problemas sejam outros. Por isso, nunca minimize a dor do seu filho e esteja sempre pronto para auxiliá-lo.

Falar sobre sentimentos, fragilidades e emoções também deve ser papel do pai na criação dos filhos. Sendo assim, não fuja dessa responsabilidade.

Demonstre afeto

Demonstrar afeto e carinho é uma função tanto dos pais quanto das mães. Sendo assim, dê espaço ao toque físico, como os abraços e beijos.

Receber esse contato de forma frequente fará com que seus filhos se sintam mais amados. 

E aí, papais de plantão, já aplicam essas dicas no seu dia a dia? Caso não, comece agora mesmo, a fim de que se façam mais presentes na vida dos seus pequenos!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele seja útil. Agora, para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog!

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.