Como lidar com o egocentrismo na infância?

Já passou por situações em que o seu filho estava brincando com outra criança, mas não deixou que ela pegasse determinado brinquedo? Ou alguma cena em que o seu pequeno fez a maior birra, pois não conseguiu o que queria?

Por mais que pareçam atitudes relacionadas a uma falta de educação, saiba que tratam-se de ações normais, mais conhecidas como egocentrismo infantil.

Já ouviu falar sobre o termo citado acima? Caso não, continue com a leitura do conteúdo que explicaremos mais detalhes do que se trata e além disso, dicas para que consiga resolver essa situação!

O que é egocentrismo infantil?

Primeiramente, saiba que o egocentrismo infantil é muito comum, principalmente em crianças de 0 a 6 anos, ok? Isso ocorre, pois, nesta fase, os pequenos ainda não aprenderam a ter empatia, isto é, a se colocar no lugar do outro. Por esse motivo, suas vontades são sempre vistas como prioridades.

Como citamos, trata-se de um processo natural, porém, de qualquer forma, é importante que ensine e eduque o seu filho para que ele entenda que precisa visualizar o mundo de outros ângulos, a não ser o próprio.

Acreditar que a virada de chave irá acontecer de forma repentina e automática é um grande erro, pois, caso não ensine, corre o risco do seu filho crescer desta forma e continuar com o mesmo pensamento.

Como lidar com o egocentrismo infantil?

Depois de entender mais sobre o conceito do termo, é importante que aprenda quais são as dicas para que comece a educar o seu filho em relação a isso. Pensando nesse aspecto, selecionamos duas dicas valiosas. Veja abaixo!

Incentive a relação com outros indivíduos

Como ela passará a ter mais empatia, se colocando no lugar do outro, caso não o conheça ou não tenha contato? Pensando nisso, para que seu filho melhore a convivência, o estimule para que crie uma relação com outros indivíduos, principalmente crianças.

A escola é um excelente local para desenvolver essa habilidade, criando uma percepção do outro e se identificando. O combo dessas ações farão com que seu filho se torne mais flexível em relação aos seus objetivos, por exemplo.

Tenha em mente que seu filho não é egoísta

Como falamos anteriormente, o egocentrismo infantil é uma coisa comum. Por esse motivo, não acredite que é uma característica única do seu pequeno, pois ter isso em mente fará com que julgue e tenha uma visão errada da criança.

Sendo assim, tenha em mente que é algo normal e  que necessita de compreensão. Afinal, ele ainda está aprendendo a se relacionar com o outro. Nesse sentido, você deve o auxiliar, incentivando a dividir, compartilhar e entender o outro.

Estabeleça limites

Por mais que seja uma ação muito natural na infância, ainda sim é preciso corrigir a atitude, fazendo com que a criança entenda que não pode tomar certas decisões.

Nesse sentido, é importante que converse bastante com o seu filho, explicando de forma simples e clara os motivos pelos quais o egocentrismo não pode ocorrer.

Além disso, para que fique ainda mais fácil para que ele entenda a situação e siga o que está ensinando, crie regras e defina bem os limites. Com isso, o pequeno saberá exatamente o que deve, ou não, ser feito. Caso descumpra com o combinado, busque conversar novamente e explicar as consequências de seus atos.

Seja uma referência positiva 

Por mais que o egocentrismo seja muito comum na infância, saiba que também existem adultos com essas características. Portanto, se avalie para entender se suas atitudes não estão fortalecendo ainda mais esse comportamento do seu filho.

As crianças são um espelho dos pais e responsáveis. Com isso, é comum que o seu filho tente replicar, naturalmente, tudo o que você faz. Afinal, é a referência que ele possui. 

Desta forma, seja um exemplo positivo, buscando mostrar que se preocupa com o próximo, que sempre busca compartilhar o que possui, etc. Ao ver essas ações, é comum que ele passe a querer se comportar de forma parecida.

E aí, você já conhecia e aplicava todas as dicas mencionadas de como lidar com o egocentrismo? Caso não, chegou o momento de mudar e começar a colocar em prática. Isso porque, essas simples atitudes poderão ensinar o seu filho mais sobre convívio e empatia.

Exemplo de egocentrismo infantil

Você sabe algum exemplo de egocentrismo infantil? Selecionamos alguns dos principais para que fique ciente, fazendo com que saiba identificar caso o seu pequeno tenha algum tipo de comportamento parecido. Veja abaixo!

  • A criança acredita que todos devem pensar e sentir da mesma forma que ela. Com isso, apresenta muita dificuldade em ouvir e entender o outro;
  • Outro exemplo de egocentrismo infantil é quando o pequeno não consegue compartilhar os seus objetos, como brinquedos;
  • A criança tem ações impulsivas, em que não considera como suas atitudes irão reagir no outro;
  • O pequeno não se importa com as emoções do outro, agindo de forma insensível e egoista;
  • A criança pode apresentar dificuldades para esperar sua vez, seja em uma fila ou até mesmo em um momento de conversa, querendo sempre impor primeiro o que pensa e acredita, não dando espaço de fala para o outro.

Seu filho aplica algum dos exemplos mencionados de egocentrismo infantil? Se sim, siga as dicas que mencionamos no tópico anterior para tentar resolver a situação!

Conclusão 

Você já conhecia o egocentrismo infantil? Por mais que seja uma ação muito comum na infância, muitos pais não entendem o porquê da situação, fazendo com que fiquem perdidos, sem saber como agir.

Por isso, pensando nessa situação, selecionamos algumas dicas valiosas para te ajudar a lidar com esse problema, como ter empatia pela criança, estimular a convivência com outros indivíduos e estabelecer limites claros.

Desta forma, coloque cada uma das sugestões em prática para que consiga evitar que essas situações se tornem ainda mais frequentes, prejudicando a relação do seu filho com outras pessoas.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para você! Para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog agora mesmo!

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.