Confira principais características de pais tóxicos

Com o uso da tecnologia, a disseminação de informação tende a ficar cada dia maior. Com isso, há o surgimento de muitos assuntos importantes, sendo um deles as relações tóxicas, que podem acontecer tanto em questões de amizade quanto familiares, por  exemplo.

Se está buscando aprender mais sobre esse tema para evitar que faça parte de uma parcela de pais tóxicos, saiba que este é o conteúdo ideal. Isso porque, ao longo desse texto, abordaremos as principais atitudes realizadas para um comportamento inadequado dos responsáveis.

E aí, quer saber quais ações são essas para que não coloque em prática com seu pequeno? Continue com a leitura!

O que são pais tóxicos?

Já ouviu falar em pais tóxicos? São aqueles que causam danos à saúde mental dos filhos, seja de forma consciente ou não. Sendo assim, é preciso tomar muito cuidado para não acabar reproduzindo algum comportamento inadequado com os pequenos.

Existem diversas ações que contribuem para que os pais sejam tóxicos. Algumas das atitudes são: chantagem, excesso de proteção e cuidado, invasão de privacidade e desconfiança.

Por um acaso, se identifica com alguma das características mencionadas? Se sim, comece a mudar suas atitudes para que não acabe prejudicando o seu filho, abalando diretamente sua autoestima, autoconfiança, independência, etc.

5 atitudes de pais tóxicos 

Depois de entender mais sobre o conceito, quer verificar, na prática, quais atitudes podem ser consideradas de pais tóxicos? Veja abaixo e confira!

  • Culpam os filhos de suas decisões: já viu algum pai ou mãe falando que a vida acabou depois do nascimento da criança ou que perdeu toda a sua adolescência? Sabemos que a maternidade não é simples, porém, jogar a culpa de suas ações nos pequenos só fará com que eles se sintam mal e culpados. 
  • Expõe a vida pessoal da criança: caso o seu filho conte algo para você ou peça segredo sobre alguma coisa, cumpra, ok? Não é porque se trata de uma criança que poderá espalhar assuntos em que ele pede confidencialidade.
  • Cobram exageradamente: saiba que, por exemplo, uma nota não irá definir quem o seu filho é. Por isso, não cobre em excesso e busque entender e auxiliar a criança em situações de dificuldades.
  • Fazem muitas críticas: juntamente com o tópico anterior, existem pais que além de cobrarem, criticam os filhos por tudo, como personalidade, manias, etc. Não estamos falando sobre não corrigir, ok? Só é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar impactando na autoestima do pequeno.
  • Não respeita a privacidade dos filhos: é claro que, principalmente na infância, os pais devem monitorar de perto os filhos, a fim de evitar que acabem enfrentando perigos, ainda mais com o crescimento do mundo virtual. Porém, é importante que realize a ação de forma consciente e explique os motivos para o pequeno.

Achou algumas dessas ações comuns? Se sim, reveja suas atitudes, pois pode acabar reproduzindo comportamentos de pais tóxicos, impactando na saúde mental da criança.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog agora mesmo!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.