Dicas para lidar com a fase dos três anos

Muito se fala sobre a adolescência do bebê, que ocorre, normalmente, com dois anos, não é mesmo? Sendo uma fase difícil, muitos pais acreditam que quando passar dessa idade, todos os problemas serão resolvidos, porém, a realidade não é essa.

Pensando nisso, quando a criança chega aos três, é o momento de enfrentar outra etapa, em que o bebê já estará falando mais. Portanto, terá ainda mais possibilidades de se expressar e argumentar.

Mas não se preocupe, pois existem dicas para tornar esse processo mais simples. Para conferir, basta continuar com a leitura do conteúdo!

Como funciona a crise dos três anos?

No geral, nessa idade, seu filho começará a falar de forma mais clara, sendo facilmente compreendido por todos. E, assim como na fase dos dois anos, ele continuará em busca de espaço no mundo, porém, agora, ele conseguirá se comunicar melhor.

A diferença para a adolescência do bebê é que nessa etapa a criança estará mais desenvolvida, isto é, com maior poder de fala e argumentação.

Para que possa entender melhor como funciona, veja algumas das principais características dessa etapa. Confira abaixo!

  • Busca por autonomia: tendo maior controle do seu corpo, mais força e habilidades, a criança irá buscar por mais autonomia e individualidade, querendo realizar as tarefas sem um auxílio ou supervisão;
  • Birra: nessa idade, o pequeno ainda não sabe controlar as emoções. Por isso, as birras ainda continuam frequentes;
  • Melhor argumentação: com um repertório melhor, a criança já começa a argumentar, expondo seu ponto de vista.

Crise dos três anos: o que fazer?

A seguir, confira algumas dicas para que você aplique à fase dos três anos com o seu filho, tornando essa etapa mais leve!

Mantenha a calma

Sabemos que lidar com um novo ser não é uma tarefa simples. Porém, é preciso que mantenha a calma mesmo em fases de conflitos, pois o estresse só irá piorar a situação.

Pensando nisso, mesmo em situações de birra, por exemplo, busque respirar e acolher a criança. Por mais que não faça sentido para você, lembre-se que ela acabou de chegar ao mundo e ainda está aprendendo a lidar com tudo, inclusive seus sentimentos.

Aplique a educação positiva

Muitos pais confundem os conceitos, e acreditam que a educação positiva é aceitar tudo o que os pequenos desejam. Porém, a realidade não é essa!

Na verdade, o que você deve realizar é validar o que a criança está sentindo, mas, além disso, explicar claramente os motivos de algumas situações não acontecerem da forma que ela deseja.

Dê opções à criança

Caso queira evitar as birras, existe uma dica que pode auxiliar: dê opções a criança e respeite sua decisão. Por exemplo, ao invés de falar “vamos tomar banho”, use “chegou a hora do banho”. Prefere usar a toalha azul ou amarela?”.

Desta forma, o pequeno se sentirá respeitado e validado, facilitando que ele faça as atividades necessárias durante o dia.

E aí, gostou das dicas? As coloque em prática com o seu pequeno!

Esperamos que tenha aprendido com o conteúdo. Ah, e para ter acesso a outros artigos importantes, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Dicas para contar histórias para seu filho!

leia mais

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.