4 comportamentos que não devemos ter com as crianças
A maneira com que os pais lidam com os filhos é essencial para determinar como eles serão até mesmo na vida adulta, pois, por exemplo, uma criança cheia de traumas geralmente cresce infeliz, com bloqueios e até mesmo inseguranças.
Sendo assim, saiba que todas as suas ações irão impactar diretamente na vida do seu pequeno. Por esse motivo, é necessário repensar as atitudes para que tenha um equilíbrio e consiga educá-lo da forma adequada.
Pensando nesse tema, selecionamos alguns comportamentos que não devem ser feitos com as crianças. Para conferir, continue com a leitura do conteúdo!
O que não fazer com as crianças?
Veja algumas das práticas que devem ser evitadas com os pequenos!
Colocar condições para amar
Muitas vezes os pais soltam frases apenas da boca para fora, como: “se continuar com esse comportamento, ninguém vai gostar de você” ou “não gosto de você quando faz isso”.
Por mais que não seja uma realidade, a criança ainda não sabe diferenciar isso, o que pode fazer com que ela acabe se machucando e criando traumas que poderão a acompanhar por toda a vida.
Gritar com os pequenos
Outra atitude muito comum é utilizar os gritos para impor autoridade aos filhos. Porém, saiba que essa ação só irá assustá-los e fazer com que tenham medo de você.
Ao invés de querer impor suas regras a todo custo, tente criar uma relação saudável com o seu pequeno, mostrando, de forma calma e clara, os seus erros, o ajudando e fazendo com que reflita.
Sem dúvidas, evitar os gritos fará com que crie uma relação muito mais amigável e agradável com o seu filho. Além disso, essa é uma ação que pode contribuir para evitar uma geração de adultos mais estressados e nervosos.
Reprimir o sentimentos negativos
“Engole o choro”, “para de besteira”, “está triste só por isso?”. Essas são algumas frases comuns que muitos pais utilizam. Porém, se é o seu caso, mude imediatamente, pois banalizar esses sentimentos fará com que a criança se sinta invalidada, fazendo com que crie bloqueios que poderão a acompanhar até a vida adulta.
Pensando nisso, busque sempre acolher o seu pequeno e ao invés de julgá-lo, o ajude a lidar com a situação.
O importante é que entenda que as crianças reagem a determinadas situações de forma totalmente diferente dos adultos. Isso porque, ainda não possuem total consciência para entender o tamanho dos problemas.
Cobrar demais
Você costuma passar tarefas para o seu filho? Pois bem, essa ação é essencial para que ele crie mais autonomia e senso de responsabilidade. Porém, só é preciso ter alguns cuidados para que não acabe cobrando demais do pequeno.
Por exemplo, ao distribuir tarefas, busque por aquelas que a criança irá conseguir realizar. Caso a sobrecarregue e não consiga, ela poderá se frustrar.
E aí, você cometia algum desses erros com o seu filho? Caso a resposta seja sim, saiba que é a oportunidade ideal para que mude e melhore ainda mais a relação que possui com o seu pequeno!
Ah, e como citamos, uma das ações que devem ser evitadas são os gritos. Para que entenda mais sobre os malefícios dessa atitude, faça a seguinte leitura: “3 dicas para parar de gritar com os filhos”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.