Tecnologia na infância: quais os benefícios e riscos?

A internet permite a conexão de pessoas, mesmo com a distância. Por mais que pareça vantajoso, as crianças podem acabar se confundindo, acreditando que essa é a única forma de se relacionar com outros indivíduos.

Como resultado dessa situação, é possível que ela desenvolva uma resistência para criar conexões além do virtual, até mesmo com os pais e familiares.

Cyberbullying

Um dos malefícios da tecnologia na infância é o cyberbullying. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que a internet é uma terra sem lei, o que favorece os ataques e as ofensas. Por isso, tome cuidado para que dê o suporte necessário caso o seu filho passe por essa situação.

Atraso no desenvolvimento 

Você sabia que a tecnologia pode acabar provocando um atraso no desenvolvimento do seu pequeno? Mas, claro, essa ação só ocorre quando o uso de telas se torna algo em excesso.

Dentre os diversos problemas que podem surgir no desenvolvimento do seu filho estão: atraso das habilidades motoras, da fala, etc.

Portanto, para garantir o pleno desenvolvimento do seu pequeno, tome bastante cuidado com o tempo em que a criança se dedica a tecnologia.

Sedentarismo infantil

Uma criança é capaz de ficar horas e horas se divertindo com as telas. Sendo assim, tenha atenção para que ela não fique tempo demais, deixando de se exercitar e brincar de outras formas.

Sem dúvidas, a tecnologia é capaz de distrair os pequenos por um longo tempo, fazendo com que muitos pais usem dessa estratégia para conseguirem fazer outras atividades. Porém, é preciso ter muita cautela para que não acabe prejudicando a criança devido ao tempo excessivo.

Sabia desses malefícios? Lembrando ainda que esses foram apenas alguns dos exemplos mencionados. Por isso, é importante que monitore bem o seu pequeno para que tente evitá-los.

Benefícios da tecnologia na infância

Obviamente, a tecnologia também traz diversos benefícios quando o seu uso é consciente. Sendo assim, confira alguns deles a seguir:

Ajuda no aprendizado

A tecnologia traz uma forma de aprendizado lúdica, através de vídeos e jogos super divertidos. Sendo assim, essa ação pode facilitar e contribuir para o desenvolvimento do seu pequeno.

Por isso, ao colocar o seu filho nas telas, tente buscar por vídeos que contribuam para o seu aprendizado. Desta forma, ele estará adquirindo conhecimento enquanto se diverte.

Estimula a concentração

Caso o seu filho tenha dificuldades de aprendizado, por exemplo, a tecnologia pode ser uma aliada. As crianças tendem a prestar mais atenção devido ao conteúdo interativo que ela proporciona.

Desperta novos interesses

Ao navegar na internet, por exemplo, o seu filho pode se interessar por novos temas que serão importantes para ele no futuro, como o aprendizado de uma nova língua.

E aí, você já sabia de todos esses benefícios? Sem dúvidas, a tecnologia na infância também é capaz de proporcionar pontos positivos. Porém, para isso, é necessário que os pais fiquem atentos quanto ao uso dos pequenos, garantindo que seja feito da forma adequada!

Dicas para o uso da tecnologia na infância 

Quer saber como fazer para que o seu filho use a tecnologia da forma adequada, a fim de reduzir os danos e potencializar os benefícios? Confira algumas sugestões abaixo!

  • Estabeleça um horário: como você deve ter percebido, a maioria dos pontos negativos ocorrem devido ao uso excessivo das telas. Por isso, monitorar o tempo é uma ação que ajudará a evitar muitos dos problemas causados;
  • Avalie os conteúdos: nada de deixar o pequeno sozinho nas telas, ok? O ideal é que monitore cada detalhe. Sendo assim, avalie todos os conteúdos e opte por aqueles que correspondam a idade do seu filho; 
  • Converse com o seu pequeno sobre os perigos: outra dica muito importante para o uso saudável da tecnologia na infância é conversar bastante com a criança sobre os perigos. Pois, desta forma, caso aconteça algo, ela rapidamente irá te informar;
  • Crie um ambiente seguro: existem alguns aplicativos que permitirão que faça o controle parental, identificando o que está sendo acessado, o tempo de uso, etc. Desta forma, poderá monitorar cada detalhe, criando assim, um local mais seguro para que o seu filho possa navegar.

E aí, já sabia de todas essas dicas? Não perca tempo e aproveite para aplicar cada uma delas, a fim de que evite os prejuízos que a tecnologia na infância poderá proporcionar ao seu filho!

Conclusão

Como você percebeu, a tecnologia traz benefícios e malefícios para as crianças. Sendo assim, é dever dos pais estimular e acompanhar para que os pequenos façam o uso de forma consciente, sendo capazes de reduzir os danos e potencializar os pontos positivos.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para entender mais sobre o assunto, leia o seguinte artigo: “Dicas para reduzir o uso de telas do seu filho”.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.