Bilinguismo e suas vantagens no desenvolvimento infantil
O domínio de um segundo idioma faz total diferença na vida adulta, não é mesmo? Seja para alavancar as oportunidades profissionais ou até mesmo para tirar de letra aquela viagem ao exterior, pois todos sabemos que aprender um outro idioma oferece diversos benefícios.
Embora seja possível aprender uma nova língua na vida adulta, estimular desde cedo o bilinguismo também pode ser uma excelente vantagem, facilitando o aprendizado, já que na fase infantil a absorção de conhecimento é muito mais rápida.
Prossiga com a leitura e confira mais detalhes sobre o bilinguismo e seus benefícios de ser incentivado desde a infância. Acompanhe!
O que é bilinguismo?
Bilíngue é a pessoa que fala mais de um idioma e faz uso dessa língua no seu dia a dia, seja no ambiente profissional, em viagens internacionais ou até mesmo como uma forma de expandir seus conhecimentos.
As pessoas podem se tornar bilíngues de diversas formas: através de um curso, por meio de intercâmbios ou até mesmo em escolas que oferecem o aprendizado tanto em português quanto em inglês, por exemplo, o que pode ser uma ótima solução para quem deseja desde cedo estar em contato com uma língua estrangeira diariamente.
Quais os benefícios da educação bilíngue na infância?
Aprender um segundo idioma na vida adulta pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Pelo cérebro adulto possuir maior dificuldade em absorver certas informações, o aprendizado de um novo idioma não se torna impossível, porém alguns fatores contribuem para que a experiência não seja tão simples assim.
Além da ansiedade que acaba tomando conta, os adultos tendem a se cobrar mais, o que aumenta a frustração quando não consegue aprender algo novo.
Já quando a educação bilíngue acontece durante a infância, isso pode proporcionar diversos benefícios. Isso porque o cérebro infantil, diferentemente do adulto, está muito mais receptivo a aprender coisas novas, fazendo com que essa absorção de conhecimento aconteça de forma natural e sem pressão.
Além disso, aprender uma segunda língua na infância proporciona:
- Maior possibilidade de se tornar fluente;
- Auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- Possibilita o desenvolvimento cognitivo;
- Expande o repertório cultural da criança;
Entre outros benefícios. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis busquem formas de incentivar os pequenos a se aventurarem em aprender um novo idioma.
Como ajudar no aprendizado de um novo idioma?
Além de matricular os pequenos em um curso, é possível que os pais também ajudem no aprendizado de um novo idioma. Confira abaixo algumas dicas:
- Brincadeiras e músicas: seja através de jogos lúdicos e músicas infantis é possível treinar o vocabulário de uma outra língua e aprimorar os conhecimentos. Por exemplo, no canal no YouTube do Bob Zoom, é possível conferir as músicas em português, inglês e espanhol. Aproveite para dar uma olhadinha!
- Aplicativos educativos: a tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. Existem diversos apps educativos que são uma excelente opção para treinar vocabulário e também a entonação das palavras.
E aí, gostou do assunto? Aproveite para ler este outro conteúdo que separamos para você: “Atividades que contribuem para a concentração das crianças”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.