Curiosidade infantil: qual a sua importância e como estimular?
Sendo uma característica bem marcante e importante em todo ser humano, a curiosidade é visível desde os bebezinhos, que logo após o nascimento já têm o costume de observar a movimentação dos pais e outros membros da família.
Com o passar dos anos, conforme a criança vai se desenvolvendo, a curiosidade também acaba se manifestando de outras formas, seja através de perguntas ou nas experiências que vão acontecendo ao longo da sua vida.
Papais e mamães devem estimular desde cedo que a criança seja curiosa e sinta interesse em conhecer mais sobre o mundo à sua volta. Afinal, é dessa maneira que o pequeno irá explorar situações ou informações até então desconhecidas, aprimorando cada vez mais seu aprendizado.
Vamos nos aprofundar mais neste assunto? Prossiga com a leitura e confira mais detalhes sobre a curiosidade infantil e como estimulá-la. Acompanhe!
A fase dos “porquês” das crianças
Por que o céu é azul? De onde vem a chuva? De onde vêm os bebês? Com certeza você já deve ter se deparado com essas e outras diversas perguntas feitas por seu filho(a), não é mesmo?
Crianças na fase dos três a quatro anos de idade costumam ligar a chavinha da curiosidade e sair questionando tudo. O tempo inteiro. E isso é extremamente normal e saudável, afinal é nesse período que os pequenos começam a tomar mais consciência do “eu”, da importância de sua existência e também de como ele se encaixa neste mundo através das coisas que ele vê e ouve.
Assim, conforme a criança passa a dar mais importância ao que acontece ao seu redor, os “porquês” vão se tornando mais frequentes e é aí que pais e responsáveis devem ter paciência e ajudá-la a esclarecer as dúvidas que vão surgindo durante essa fase.
Por isso, é importante que o ambiente familiar seja acolhedor e permita estimular a curiosidade das crianças. Sem esse estímulo e incentivo, o medo e insegurança podem tomar conta do seu filho, o que acaba bloqueando a vontade de descobrir novas coisas e perdendo o interesse nas descobertas que poderiam ser valiosas para o seu aprendizado.
Dicas para estimular a curiosidade infantil
Além de proporcionar o desenvolvimento da criatividade, a curiosidade infantil contribui para o fortalecimento de relações sociais e auxilia na fixação de conhecimento, aprimorando o desenvolvimento cerebral.
Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis para estimular a curiosidade nas crianças:
Ouça seu filho(a) com atenção
Você realmente presta atenção quando o seu filho fala com você? Apesar da correria do dia a dia, é muito importante saber dedicar um tempo para ouvir a criança e dar espaço para que ela se comunique com você.
Por exemplo, se ela te faz uma pergunta e você evita respondê-la ou não dá a devida atenção, isso acaba quebrando, aos poucos, a segurança que a criança tinha de perguntar algo quando não souber. Por isso, esteja aberta(o) ao diálogo e permita que seu filho te procure quando houver alguma dúvida ou questionamento.
Estimule o raciocínio
Responder todos os questionamentos é bom, mas melhor ainda é quando você propõe que a criança pense e estimule o raciocínio para chegar a uma conclusão.
Claro que aqui vai depender da idade da criança e cabe aos pais e responsáveis adaptar esse estímulo para cada tipo de situação. Por exemplo, a criança fez uma pergunta sobre como a TV funciona. Então, além de explicar a questão da energia elétrica, tente demonstrar de maneira prática tirando a TV da tomada e pedindo para ligá-la. Assim, você faz com que a criança entenda a lógica por trás de cada coisa, tornando seu aprendizado muito mais efetivo.
E aí, gostou do assunto? Aproveite para continuar lendo nossos outros conteúdos do blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.