Dicas para ensinar sobre educação financeira para as crianças
Mais do que pensar em como as suas ações impactam o seu filho no presente, você também deve refletir sobre como o seu posicionamento poderá o auxiliar no futuro.
O conhecimento que passa para o seu pequeno ainda na infância poderá o acompanhar por toda a vida. Por isso, tentar ensiná-lo coisas positivas para que faça a diferença a longo prazo como, por exemplo, incentivá-lo sobre educação financeira é muito importante.
Sem dúvidas, pessoas que aprendem sobre esse assunto ainda na infância, tornam-se adultos mais conscientes em relação ao dinheiro. Pensando nisso, adiante você verá algumas dicas para que consiga começar a introduzir a educação financeira com o seu filho.
Educação financeira: 4 dicas para ensinar as crianças
A seguir, confira algumas dicas para ensinar o seu filho sobre educação financeira.
Ofereça uma mesada
A mesada se refere a um valor fixo oferecido para que a criança faça uso do dinheiro da forma que desejar, isto é, ela escolhe o que irá comprar, se irá guardar ou não, etc.
Sendo assim, ao invés de decidir o que o seu pequeno fará com o dinheiro, siga algumas dicas, como:
- Incentive que ele anote todos os gastos para que tenha um controle maior;
- Tenha conversas que faça a criança refletir sobre suas decisões;
- Respeite as escolhas do seu filho.
Não são todas as famílias que conseguem disponibilizar esse valor mensal para os filhos. Sendo assim, caso não consiga, não se preocupe. Basta passar essas mesmas dicas quando a criança ganhar um valor de presente de aniversário, por exemplo.
Seja exemplo
As crianças aprendem, muitas vezes, pelo exemplo. Com isso, tenha uma boa organização financeira para que ela possa se espelhar em você.
Nesse sentido, vale a pena compartilhar com a criança como você controla o orçamento da casa, assim ela poderá pegar dicas para aplicar a sua realidade. Além disso, te dará a oportunidade de explicar mais sobre o assunto.
Leve o seu filho ao mercado
Tem pessoas que chegam na vida adulta e nem mesmo sabem os preços dos produtos básicos. Por isso, leve o seu filho ao mercado e aproveite o momento para explicar que existem itens que desempenham a mesma função, porém com preços diferentes. Nesse momento, faça ele refletir sobre custo-benefício.
Ensine a criança sobre longo prazo
Seu filho quer um carrinho? Uma boneca? Caso não tenha o valor para comprar imediatamente, ensine que o item pode ser conquistado a longo prazo. Sendo assim, basta ele economizar o que for ganhando até chegar ao preço desejado.
Com isso, desde a infância, a criança aprenderá que é preciso poupar para que possa conquistar os seus maiores desejos.
Conclusão
A educação financeira não é simples e exige muito comprometimento dos pais. Saiba que todo o esforço valerá a pena, pois irá criar um adulto mais responsável e controlado.
Saber gerir o dinheiro na vida adulta não é uma tarefa simples, mas quando se faz com excelência, gera uma liberdade financeira muito maior. Portanto, contribuirá, e muito, para o futuro do seu filho.
Gostou do conteúdo? Agora, para que aprenda mais dicas para aplicar na educação do seu pequeno, confira o nosso blog.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.