Quadro de tarefas infantil: como funciona?

Se você deseja otimizar as tarefas diárias do seu filho e incentivá-lo a realizá-las, uma boa solução é implementar o uso do quadro de tarefas.

Através dele é possível estabelecer o cumprimento de diferentes tarefas, não somente as que dizem respeito às atividades domésticas, mas também as de higiene e, principalmente, escolares, tornando muito mais lúdico e estimulante as atividades que devem ser feitas durante o dia a dia, permitindo criar algumas recompensas que deixam o processo ainda mais interessante.

Para entender melhor sobre o quadro de tarefas infantil e como implementá-lo da maneira correta, prossiga com a leitura deste conteúdo.

O que é o quadro de tarefas infantil?

Este recurso didático é uma excelente maneira de fazer com que as crianças adquiram maior senso de responsabilidade e organização, além de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, criando bons hábitos que irão se estender para a vida adulta.

Assim, através do quadro de tarefas, é possível definir diariamente as obrigações que o pequeno possui e dessa forma acompanhar o progresso ao longo da semana. O foco do quadro não é avaliar quantas tarefas foram realizadas e criticar caso não cumpra algum item, mas sim visualizar de modo geral o seu desenvolvimento e sua capacidade de criar a autodisciplina e senso de responsabilidade.

Dessa forma, o quadro de tarefas não deve ser comparado a uma forma de chantagem onde a criança só ganha a recompensa se cumprir determinada tarefa. Afinal, a recompensa não necessariamente precisa ser algo material. Que tal uma ida ao cinema? Ou escolher o prato preferido para o jantar? Permitir que ele chame o amiguinho para uma festa do pijama, enfim… são diversas possibilidades de recompensa que saem do tradicional (dinheiro ou brinquedos) e a criança acaba tendo a oportunidade de participar no processo de escolha daquilo que mais a agrada.

Como utilizar o quadro de tarefas no dia a dia?

Confira abaixo algumas dicas que irão fazer com que esse método seja implementado de maneira eficaz na rotina diária do seu filho.

  • Explique a dinâmica para o pequeno

É importante que antes de colocar o quadro de tarefas em ação explique para o seu filho como irá funcionar. Sente com o pequeno e definam juntos quais tarefas irão entrar no quadro, como elas deverão ser cumpridas e como irão funcionar as recompensas.

Além de explicar sobre a dinâmica, esteja aberto para ouvir o que a criança tem a dizer, preste atenção em suas dúvidas e entre em um acordo que seja bom para ambos.

  • Modifique o quadro conforme a criança cresce

O ponto positivo do quadro de tarefas é que ele é totalmente adaptável. Então, conforme a criança for crescendo, novas tarefas vão sendo inseridas, levando em consideração as suas limitações e, principalmente, a idade.

  • Caso a criança não cumpra algo do quadro, mantenha a calma

Não entre em confronto com seu filho caso ele não realize alguma tarefa. Mantenha a calma e, através do diálogo, reforce para ele o quão importante é quando cada um realiza o seu dever. Diga que assim como o papai e mamãe possuem tarefas que precisam ser feitas para manter a rotina familiar em equilíbrio, ele também pode contribuir cumprindo com as dele, pois todos são responsáveis por manter a casa arrumada.

Já em relação às tarefas de higiene, reforce as consequências de não realizar tal ato. Por exemplo, se ficar sem escovar os dentes, eles não ficarão sempre bonitos e saudáveis, pois isso é importante escová-los após as refeições.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para ler sobre: “Dicas para ensinar os filhos a guardar os brinquedos”.

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.