Razões que podem fazer com que a criança demore a andar
Ver os filhos se desenvolvendo bem é o sonho de todos os pais. Por esse motivo, há uma grande expectativa para que eles comecem a falar, passar pela introdução alimentar e dar os primeiros passos, por exemplo.
Hoje, falaremos sobre o processo de andar. Pois bem, devido a essa espera, quando há um atraso, os responsáveis logo se preocupam com a situação. Portanto, se este é o seu caso, leia o conteúdo, pois selecionamos os principais motivos que podem fazer com que o seu bebê demore um tempo maior para andar. Boa leitura!
Atraso para andar: 5 motivos
A seguir selecionamos os principais fatores que podem fazer com que o bebê demore um tempo maior para andar. Veja!
Não sentem a necessidade
Se o seu filho é um especialista em engatinhar, saiba que ele pode demorar um pouco mais para começar a andar. Isso porque, ele facilmente consegue o que quer engatinhando. Sendo assim, não sente a necessidade de tentar começar a andar.
Além disso, eles se sentem mais seguros engatinhando. Com isso, o processo pode ser mais longo, porém, basta ter paciência e, claro, busque o estimular. Por exemplo, faça com que ele tenha que se manter de pé para que alcance algo que goste muito.
Medo
Sem dúvidas, a criança se sente mais segura engatinhando. Sendo assim, o medo pode acabar fazendo com que ela fique “travada” na hora de começar a andar.
Portanto, é essencial que dê todo o suporte necessário para que o seu pequeno se sinta seguro antes de começar a andar sozinho. Uma boa dica nesse sentido é segurar as mãozinhas dele para que deem passos juntos.
Uma das causas para esse medo pode ser algum susto que a criança tomou ao tentar andar, por exemplo, como uma queda.
Bebê prematuro
Sabia que bebês prematuros podem demorar um tempo maior para se desenvolverem? Sendo assim, caso o seu pequeno tenha nascido antes do esperado, é comum que o seu desenvolvimento seja mais lento do que bebês a termo.
Genética
Os pais da criança demoraram um tempo maior para começarem a andar? Caso sim, saiba que isso pode impactar na vida dos filhos. Isso porque, algumas vezes, traços de desenvolvimento são passados geneticamente.
Falta de estímulo
Para que o bebê comece a ter novas habilidades, é essencial que os pais o estimulem. Por exemplo: pense em uma criança que só fica no carrinho ou na cadeirinha, dificilmente sentirá vontade e, necessidade, de desbravar o mundo, não é mesmo?
Com isso, é primordial que crie ações para que estimule o seu pequeno a realizar novas tarefas, como andar e falar, por exemplo.
Ah, caso queira saber mais sobre o desenvolvimento do seu filho, leia “Conheça as fases do desenvolvimento das crianças”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.