Os perigos da adultização infantil
É preciso entender os perigos que a adultização infantil pode ocasionar para que esse comportamento seja evitado e a criança consiga vivenciar cada fase do seu crescimento e desenvolvimento, de forma sadia e proveitosa.
Cada fase do desenvolvimento da criança tem o seu próprio tempo e ensinamentos. Não é preciso pular etapas e tornar a criança um mini adulto, pois esse comportamento só pode prejudicar e causar sequelas severas e até irreversíveis à criança.
Cabe aos pais e responsáveis proteger e orientar os pequenos nesse momento para que dessa forma seja possível aproveitar a infância verdadeira. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esse importante assunto!
O que é adultização infantil?
É simplesmente quando há uma aceleração e um pulo nas fases de desenvolvimento da criança, quando ela passa a ter comportamentos e experiências semelhantes a de adultos. Como por exemplo, o uso de roupas inadequadas para a sua idade, comportamentos extremamente desconexos com a realidade de uma criança como o uso de maquiagens, sapatos de salto alto, cobranças de maturidade e responsabilidade. Ou ainda utiliza as redes sociais e se expõe de uma maneira nada saudável, realizando poses de adultos e outros comportamentos igualmente nocivos para a sua saúde mental e física.
Os perigos da adultização das crianças
Quando o desenvolvimento e o crescimento de uma criança ocorre com episódios que a colocam em uma situação muito diferente daquilo que suas experiências e maturidade são capazes de compreender, esses episódios afetam o desenvolvimento psicológico infantil criando traumas e inseguranças. Isso pode provocar a perda importante da infância, podendo ocasionar situações de estresse, angústia, erotização precoce, culpa, distorção de imagem e tantos outros transtornos que as crianças não são capazes de lidar com tamanha pouca idade.
E é responsabilidade dos pais e responsáveis interferir com respeito e equilíbrio nesse processo, para que os pequenos vivenciem seu processo natural de desenvolvimento e para que no futuro possam ter uma vida adulta de qualidade, saudável e livre de traumas e cobranças irreais.
Como proteger os pequenos?
O fenômeno da adultização infantil pôde ser observado e tem ganhado força conforme os avanços tecnológicos vão ocorrendo e não há nenhum tipo de mediação com essas transformações digitais que aproximam ao mesmo tempo que distanciam pais de seus filhos.
É preciso acompanhar as crianças e não as expor em situações e cenários que podem ser altamente prejudiciais para o seu desenvolvimento. A internet deve ser um campo mediado pelos pais e filtrado de acordo com a idade e maturidade de cada criança.
Outro ponto importante para ser analisado é a forma que tratamos as nossas crianças, é preciso sempre lembrar que crianças não são pequenos adultos e portanto não devem ser tratadas como tal. Oriente e ensine os pequenos a aproveitar sua infância e brincar!
Nada melhor do que permitir que a criança seja criança e aproveite seus momentos com muita diversão e brincadeiras sadias. Incentive as crianças a desenvolver suas habilidades e a socializar.
Gostou? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades em nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.