Dicas para lidar com briga entre irmãos

Os momentos de rivalidade entre irmãos é bastante comum em muitas famílias e é claro que precisa ser encarado como algo que deve ser solucionado da melhor maneira possível para o bom convívio entre irmãos e a harmonia entre todos da família.

Quem tem mais de um filho em casa já deve ter presenciado diversas situações em que os irmãos entram em conflito e externam suas emoções por meio de gritos, puxões e muitas brigas. Por isso, cabe aos pais e responsáveis saber mediar esses conflitos e buscar um entendimento entre os irmãos.

E é sobre isso que iremos tratar no post de hoje, siga com a leitura e acompanhe nossas dicas!

Por que os irmãos brigam?

Uma das primeiras experiências sociais de toda criança é seu núcleo familiar e quando há outros indivíduos ao seu redor, compartilhando o mesmo dia a dia, com personalidades diferentes, sentimentos, medos e disputam a atenção dos pais é normal de se esperar que haja conflitos.

É a forma que as crianças encontram de se expressar, lidando com suas emoções e recebendo a atenção desejada. Dessa forma é extremamente importante que os pais saibam ensinar os pequenos a expressar suas emoções de forma saudável, solucionando suas questões internas e convivendo de forma pacífica.

Para evitar esses problemas constantes de irmãos que estão sempre competindo pelo amor dos pais e sua atenção é fundamental seguir alguns passos como:

Não faça comparações

Uma das principais razões para que irmãos sintam ciúmes um do outro é a constante comparação que os pais fazem mesmo sem perceber, entre eles. A criança pode se sentir diminuída com esse tipo de comparação e só tende a criar uma interpretação errada de si mesma.

Por isso, reforce os pontos fortes e admiráveis de cada um e os ajude a lidar e transformar seus pontos fracos.

Separe tempo de qualidade para cada irmão individualmente

Extremamente saudável para o fortalecimento dos laços familiares é dedicar um tempo de qualidade com cada filho em separado, dando atenção e dedicando exclusivamente esse momento para reforçar o amor e as memórias boas para os pequenos.

Permita que resolvam sozinhos

Deixar que as crianças tenham a independência de resolver suas próprias questões é um excelente treinamento para a resolução de seus problemas e conflitos. Permita que negociem e cheguem em um acordo.

Interfira quando houver necessidade

É claro que às vezes será preciso intervir para que não haja agressões físicas e que não se machuquem. Por isso, sempre reforce o respeito e o diálogo entre todos.

Não tome partido

Ao invés disso, incentive e estimule os valores sobre respeito, empatia e a preocupação e importância com os sentimentos dos outros.

Resumindo, o bom convívio social é um processo e faz parte do crescimento emocional, então ajude os pequenos e tenha futuros adultos saudáveis e conscientes de suas responsabilidades.

E então? Que tal começar a praticar hoje mesmo? Para mais dicas, assine nossa newsletter!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.