Alimentos industrializados e os perigos para as crianças

Sabemos que a rotina familiar de muitas pessoas não costuma ser tranquila, há sempre muitas obrigações, tarefas e atividades que demandam tempo, esforço e dedicação.

E são nesses momentos que há o descuido com a qualidade da alimentação com a ingestão de alimentos pouco saudáveis, como salgadinhos, biscoitos recheados e outros industrializados. O que prejudica e pode causar inúmeros problemas futuros, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento dos pequenos.

Os hábitos alimentares devem ser construídos desde muito cedo para que possam ser mais facilmente aceitos e bem sucedidos em sua missão de nutrir e satisfazer as necessidades das crianças. Com isso em mente, iremos abordar os perigos que os alimentos industrializados representam para a saúde das crianças. Veja a seguir!

Por que os alimentos industrializados fazem mal à saúde?

De modo geral, não devemos demonizar nenhum tipo de alimento, mas apenas nos conscientizarmos dos perigos à saúde que determinados compostos alimentares oferecem quando ingeridos rotineiramente.

Certos industrializados são cheios de aditivos químicos, como o açúcar refinado e a gordura trans, e pobres em gorduras boas e nutrientes. O que faz com que esses alimentos sejam os menos indicados para a alimentação infantil, por exemplo.

Já que possuem um baixo valor nutricional e oferecem riscos à saúde como obesidade infantil, colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares, evite, no dia-a-dia, a presença de alimentos como refrigerantes, embutidos, fast food, biscoitos, entre outros. Pois para conseguir garantir o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, é necessário estabelecer uma rotina alimentar balanceada o que pode ocorrer com muito mais êxito quando todos da família estão inseridos nesse propósito, mesmo porque o exemplo é a melhor estratégia para ensinar os pequenos.

Qual a importância de uma alimentação equilibrada para a criança?

Na fase da introdução alimentar a criança está começando a conhecer as texturas, cores, sabores e cheiros dos alimentos e é extremamente importante que suas refeições sejam formadas por refeições completas, naturais e nutritivas.

Quando a criança possui uma dieta equilibrada e saudável seu desenvolvimento ocorre de maneira bem mais rápida, refletindo em aspectos como uma maior qualidade no seu sono, mais disposição e concentração em suas atividades do dia a dia. Seu cérebro consegue se desenvolver de forma plena e há ainda, o fortalecimento da sua estrutura óssea que está em pleno desenvolvimento nessa fase.

Conclusão

É preciso mudar hábitos e estar atento a tudo que a criança necessita não somente para garantir uma qualidade na sua alimentação, mas também é fundamental inserir em sua rotina atividades físicas e esportes para que possam evitar o sedentarismo ou possíveis doenças, e para ajudar até mesmo na sua capacidade de interação e sociabilidade com outras crianças.

Gostou do que leu? Complemente seus conhecimentos e leia também Benefícios de uma alimentação saudável desde a infância.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.