Como montar um cardápio saudável para a criança intolerante ao glúten?

Conseguir manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para promover uma vida com mais energia e bem-estar na fase adulta. Sendo assim, o início de uma introdução alimentar eficiente para as crianças deve ser uma das principais preocupações de pais e responsáveis.

A alimentação saudável fornece as ferramentas necessárias para que as crianças consigam se desenvolver física e mentalmente de maneira plena e satisfatória. E quando há algum comprometimento na saúde alimentar dos pequenos é preciso seguir as recomendações médicas e nutricionais para que a criança não sofra com nenhuma deficiência ou falta de nutrientes.

Como você pôde acompanhar em nosso artigo, Sintomas de intolerância ao glúten nas crianças e entender como a intolerância ao glúten afeta a educação alimentar das crianças. Hoje trouxemos algumas informações para você montar uma dieta saudável e sem glúten para as crianças.

Confira agora!

Cardápio sem glúten

Depois que uma investigação for feita para confirmar se há mesmo a sensibilidade ao glúten na criança, é hora de adaptar os alimentos e continuar promovendo uma educação alimentar saudável, nutritiva e saborosa.

Como já tratamos anteriormente, por diversas vezes, uma educação nutricional saudável é aquela em que os pequenos conseguem conhecer novos alimentos, com texturas, sabores e cores das mais diversas formas.

E, portanto, é fundamental ser criativo nessa apresentação dos alimentos, já que há uma restrição no uso de farinhas de trigo, por exemplo, opte por farinha de aveia sem glúten ou farinha de arroz.

No café da manhã, ao invés do pão tradicional, ofereça outras opções saudáveis para as crianças como tapioca, e caso queira continuar com o pão, há as opções sem glúten. No almoço substituir o macarrão comum por arroz ou outro carboidrato, como a batata.

Dica de cardápio:
Café da Manhã: tapioca com ovos, queijo ricota e 1 copo de leite
Lanche: 1 fruta
Almoço: Arroz, feijão e frango cozido com legumes
Lanche da tarde: Iogurte natural, granola sem glúten e banana
Jantar: Salada de folhas, filé de frango grelhado e brócolis.

Alimentos que os intolerantes ao glúten devem evitar

Na dieta sem glúten, é preciso focar em uma alimentação leve e equilibrada com a ingestão de frutas, verduras e legumes. E na complementação desses alimentos deve ser fundamental a observação dos rótulos desses alimentos, evitando compostos como amido, centeio, farinha de trigo, cevada, farinha de rosca e massas à base de trigo.

Agora que você já possui uma ideia de como montar um cardápio atrativo e saboroso para o seu filho, livre do glúten, busque orientação adequada de um nutricionista infantil e faça o acompanhamento médico do qual a criança necessita.

Aqui no clube do Bob Zoom, nossos conteúdos são orientados e em parceria com a nutricionista especialistas e autoridade no assunto, Camila Castro. Continue buscando o melhor para a sua família e acesse nossos outros conteúdos do blog. Cuide de você e de sua família!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.